Otoplasty is the surgery performed in the ears to correct deformities that leaves them with an undesirable appearance to the patient and can cause emotional problems.

This plastic surgery is used to treat:

  • The position of the ear, leaving it closer to the head;
  • Some deformities resulting from trauma or infections;
  • Large ears – a rare condition called macrotia – causing disproportionality to the patient’s face and consequently leading to low self-esteem and emotional discomfort;
  • The shape of the ear, not only “floppy ear” which is the most known case, but also, for example, the “spock ear”;

To perform the otoplasty, we need to respect certain criteria, such as:

  • The first consideration is choosing the professional, as well as all other plastic surgery it should be performed by a qualified plastic surgeon, well-trained and a member of the Brazilian Society of Plastic Surgery (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) with mandatory training of 11 years.
  • The otoplasty should be performed in a hospital environment in the presence of an anesthesiologist.
  • Surgery is best suited for patients who have reached full development of the ears, which happens around 6 years of age, preventing the child to suffer psychological problems;
  • Some conditions such as anemia and clotting problems or changes in the cardiological evaluation can only be detected in the preoperative examination, which are critical for patient’s safety.
  • You should also pay attention to all the necessary indications for surgery, as well as information about the postoperative period.

So before undergo an otoplasty, it is important to discuss with the surgeon about all your expectations regarding the outcome.

Improve your self-esteem and reveal your beauty and confidence with otoplasty, but do not forget, consult our surgeons to know how to proceed!

Learn more about

  • carine de lima meira

    eu gostaria de saber valores para uma cirurgia como essa?

    • Boa noite, Carine.

      Infelizmente não é permitido fornecermos nenhum tipo de valor sem antes consultarmos e examinarmos cada paciente detalhadamente.
      No entanto, ficamos a disposição para qualquer outro esclarecimento ou uma eventual consulta com nosso corpo clínico.
      Atenciosamente.

      Equipe PERFACE

  • jorge

    eu tenho 13 anos tenho orelhas de abano eu poço fazer essa sirugia?

    e onde e essa clinica?

    • Boa noite.

      A cirurgia de orelha em abano, deve ser indicada após consulta e exame clínico por um cirurgião plástico. Havendo indicação, ela pode ser realizada quando as cartilagens auriculares já se encontram totalmente desenvolvidas, o que ocorre em geral após 6 a 7 anos de idade. Portanto, com 13 anos, é possível realizar a cirurgia.

      Equipe PERFACE

      • Carlos Eduardo disse:Doutor otoplastia por 2 vezes.Com 2 mecidos diferentes. Mas minha orelha ficou pontuda nas pontas e a cartilagem esta dura, foi cortado uma espe9cie de um triangulo para diminuir o tamanho.Gostaria de saber se tem como fazer uma outra cirurgia para corree7e3o? Obrigado sou de Minas Gerais.Juiz de Fora respondeu:Carlos,Enviei para seu email algumas orientae7f5es.Dr. Alexandre

        • Olá, Carlos Eduardo.

          Não temos ideia de como era sua orelha antes das cirurgias, e também não sabemos o exato motivo para que houvesse a necessidade de duas cirurgias. No entanto, o correto seria avalia-lo detalhadamente e ver se realmente os problemas que você aponta nas suas orelhas são passíveis de correção através de um terceiro procedimento. Caso a resposta seja afirmativa, uma cirurgia estaria indicada, no entanto, em casos já operados previamente tudo deve ser feito com bastante cautela e rigor clínico – cirúrgico para que vc fique satisfeito.
          Ficamos a disposição
          Atenciosamente.
          Equipe PERFACE

  • pedro

    gostaria de saber se há como redusir o tamanho da orelha com incisão na parte exterior dela,pois acho que em meu caso precisaria retirar um pouco de cartilagem da ponta da orelha e afasta-las junto ao crânio, isso é possível? e se sim,há risco de cicatrizes bem visíveis?

    • Há várias técnicas de cirurgia de orelha, porém a escolha da melhor técnica dependerá fundamentalmente da avaliação clínica do paciente e da indicação precisa em cada caso.
      Cicatrizes sempre existem, no entanto há como mante-las em locais menos visíveis dependendo do caso.

      Atenciosamente

      Equipe PERFACE

  • Paulo Afonso

    sou de São João Nepomuceno e gostaria de saber onde esta localizada esta clinica.
    e como chegar.

    • Olá.
      Nossa clínica fica na cidade de Brasília. Em nosso site, na página de contatos, o senhor poderia encontrar dados específicos sobre nossa localização e também um mapa.

      Atenciosamente

      Equipe PERFACE

  • Rodrigo

    Boa noite,fui em um cirurgião plastico semana passada porque minha orelha me incomoda,tanto a inclinação como o tamanho dela,tendo em vista que nao tenho aquela dobra de cartilagem que todo mundo tem no final da orelha,minha cartilagem é aberta,sem formato na ponta,o resto da orelha possui uma anatomia normal!O médico me falou que a única coisa que poderia fazer é uma incisão atras da orelha e mudar a inclinação(pouco,tendo em vista que não é muito de abano),mas disse que até hoje não existem tecnicas para fazer aquela dobra final na orelha que todo mundo tem!Gostaria de uma resposta!Muito obrigado.
    Atenciosamente
    Rodrigo

    • Olá, Rodrigo.

      Agradecemos o contato com nosso Instituto.

      Teríamos uma ideia real do seu caso somente através de uma consulta e exame físico detalhado embora vc tenha descrito o seu caso acima. No entanto, podemos adiantar que realmente, as técnicas para correção de orelha em abano são muito eficientes, no entanto, pequenas “dobras” na parte mais externa ou hélice, nem sempre são possíveis. As vezes podem ser factíveis, porém há a necessidade de avaliar cada caso individualmente.

      Atenciosamente

      Equipe PERFACE

  • Gustavo

    Tenho uma orelha pontuda , parecido com uma de elfo, gostaria de saber se eu fizer a cirurgia com ficaria, e como seria ?

    • Olá, Gustavo.
      Agradecemos seu contato com nosso Instituto.
      Nesse caso, embora haja métodos para a correção, é necessária a avaliação de cada caso individualmente para sabermos qual a melhor técnica a ser empregada.
      Nos colocamos a disposição para uma avaliação e maiores esclarecimentos.
      Atenciosamente.
      Equipe PERFACE.

  • Gustavo

    Obrigado doutor por me responder.

    No meu caso seria uma cartilagem que faz esse tipo de ¨ponta¨ na orelha.
    Pelas informaçoes que eu te dei, seria mesmo um caso de cirurgia ou no consultorio mesmo você consegue tirar ?
    Ou eu deveria mesmo receber uma avaliação

    • Olá, Gustavo.
      Dependendo do caso podemos fazer em consultório com anestesia local, mas em outros casos temos que fazer em hospital. A prioridade é sua segurança.