10 Dicas para Cuidar dos Cabelos no Verão

O verão ainda continua com tudo: praia, mar, piscina, vento, areia, sol e muito calor! Além dos cuidados com a pele, devemos lembrar de proteger nossos cabelos, que também acabam sofrendo muito com a agressão desses fatores externos. Os cabelos tendem a ficar mais frágeis, ressecados e sem vida nessa época, pois o sal, o vento, o sol e o cloro danificam a cutícula dos fios.
Pensando nisso, a dermatologista Dra. Tainah de Almeida preparou uma lista de dicas para proteger os cabelos e mantê-los saudáveis durante todo o verão:

1. Utilize protetores específicos para os cabelos. Existem diversos produtos com a função de proteger contra o sol e outros agentes, além de hidratar, formando uma película resistente ao longo do fio. Mesmo quem não terá contato com água do mar ou piscina merece fazer uso deles, devido às altas temperaturas e índice de radiação solar do verão.
2. Use bonés e chapéus, evitando o contato direto do cabelo com o sol.
3. Após o banho de mar ou piscina, enxague bem os fios com água doce corrente e borrife um pouco de água termal ou água de coco no cabelo, reaplicando o protetor capilar em seguida.
4. Para desembaraçar os fios molhados, utilize pentes de madeira com dentes largos de preferência e comece sempre pelas pontas. Evite pentes finos e escovas!
5. Não prenda os cabelos molhados, pois isso pode favorecer a quebra dos fios, a proliferação de fungos e aparecimento de doenças do couro cabeludo.
6. Deixe sempre os cabelos e o couro cabeludo limpos. Evite lavar os fios com água quente e utilizar shampoos e condicionadores de tratamento específicos para seu tipo de cabelo.
7. Use máscaras hidratantes, óleos nutritivos e condicionadores leave-in (específicos para cada tipo de cabelo) com uma frequência maior do que o habitual.
8. Cabelos loiros e descoloridos merecem cuidado redobrado e produtos específicos, pois são mais porosos e estão mais suscetíveis aos danos, podendo desbotar e mudar de cor. O mesmo vale para cabelos com química: portanto, evite tratamentos químicos de cabelo durante o verão.
9. Evite o uso de secador quente ou chapinha/babyliss, que podem agredir e ressecar ainda mais os fios. O ideal é deixá-los secar naturalmente ou com a ajuda do ar frio.
10. Acrescente essas dicas à sua rotina de cuidados com o corpo e tenha cabelos fortes e saudáveis durante o ano todo. 😉

Com essas dicas, seu cabelo ficará forte e protegido para você aproveitar ainda mais o verão! Consulte seu dermatologista de confiança para uma avaliação mais detalhada sobre cuidados com cabelos.
Entre em contato com o Instituto Perface para mais informações e agendamentos.

Saiba mais sobre