5 hábitos que prejudicam a saúde e beleza da pele.

São tantas recomendações que ouvimos sobre como tratar a nossa pele, que, às vezes, ao invés de estarmos ajudando a manter a sua beleza e saúde, estamos agindo de forma contrária. A Drª Tainah de Almeida, dermatologista do Instituto PERFACE, tira algumas de nossas dúvidas e mostra quais hábitos devemos evitar para manter a nossa pele sempre linda, sem danificá-la.

Hidratação começa por dentro!

O esforço para manter a pele hidratada externamente com produtos tópicos não vale de nada se a sua atenção não está redobrada quanto à hidratação interna. Beba bastante água, mesmo com a temperatura mais amena do inverno. O recomendado é ingerir de 2 a 3L de líquido por dia (dentre água, chás e sucos claros).

Obedeça a forma de aplicação dos produtos.

A recomendação dada pelo seu dermatologista sobre a forma correta de uso dos produtos deve ser seguida sempre. Orientações sobre tipo dos produtos, ordem, quantidade, horário, restrição de exposição solar e até mesmo movimentos específicos de aplicação são regras a serem seguidas no dia-a-dia para que a ação dos produtos seja eficaz e otimizada.

Cuidado com o excesso de produtos!

Como a tentação em melhorar a nossa aparência é enorme, cedemos a comprar diversos produtos no intuito de multiplicar os benefícios para a nossa pele, muitas vezes sem orientação. Porém, esse é um hábito que pode irritá-la, ressecá-la, causar alergias, acne, e bloquear a transpiração, entupindo os poros. O básico recomendado é investir em uma boa limpeza diária e utilizar um hidratante próprio para o seu tipo de pele. Demais produtos, idealmente só sob orientação do seu dermatologista. Tem dúvidas de qual produto utilizar para hidratação? Veja aqui as diferenças entre hidratantes em loções, cremes, óleo, spray, entre outros.

Em contrapartida, existem diversos produtos que prometem mais do que realmente fazem. Tome cuidado com produtos que vendem “milagres instantâneos” ou que cuidam de diversos problemas ao mesmo tempo. Prefira os voltados a cuidados específicos.

Atenção quanto à maquiagem!

Por mais que a aparência após uma maquiagem bem feita seja inegável, em excesso ela pode comprometer a saúde da pele, principalmente para quem não remove a maquiagem adequadamente. Existem diversas formas de minimizar os danos da maquiagem na sua pele, como:

  • Antes de iniciar a make, não deixe de aplicar um primer de qualidade ou algum produto antioxidante (com vitamina C, por exemplo), que vai proteger a sua pele, prepará-la para receber a maquiagem de forma uniforme e ainda fazê-la durar mais. Se estiver de dia, antes do primer, use sempre protetor solar (mesmo se sua maquiagem tiver FPS)!
  • Opte por produtos com fórmulas minerais, que são menos agressivos;
  • Ao chegar em casa, não se esqueça de limpar a pele com um bom demaquilante adequado para seu tipo de pele e nunca durma com maquiagem.

Vida equilibrada é fundamental

Por mais que apostemos no uso de produtos para o cuidado e a beleza de nossa pele, é muito importante manter um estilo de vida saudável e equilibrado. Isso quer dizer que o foco na alimentação, rotina de exercícios e higiene do sono são fundamentais!

Acompanhe o nosso site para mais conteúdos completos sobre como manter a sua pele linda e saudável e agende um contato com nossa equipe de dermatologia! Revele a sua beleza! 😉

Saiba mais sobre