7 dicas para cuidar da saúde dos lábios

Você costuma cuidar da saúde dos lábios? Por mais que cuidemos da nossa pele, muitas vezes, sofremos com lábios rachados que além de prejudicar a nossa aparência geram também um verdadeiro incômodo. Para nos ajudar a manter a saúde dos nossos lábios, a Drª Tainah de Almeida, dermatologista do Instituto PERFACE, traz informações importantes para que nossos lábios chamem a atenção por sua beleza e viço e não pelo contrário.

Os nossos lábios, por mais que sejam muito sensíveis, são áreas que recebem poucos cuidados, principalmente quando expostos ao sol ou em climas frios. É muito rotineiro reclamarmos de lábios ressecados, rachados, feridos e até mesmo com problemas cutâneos característicos dessa área como herpes. Muitas dessas insatisfações são causadas pela perda de elasticidade que faz com que os lábios rachem.

Então, é muito importante que você se atente a:

  • Tomar muito líquido. A hidratação começa de dentro pra fora! O esforço para manter a pele hidratada externamente com produtos tópicos não vale de nada se a sua atenção não está redobrada quanto à hidratação interna. Beba bastante água, mesmo com a temperatura mais amena do inverno. O recomendado é ingerir de 2 a 3L de líquido por dia (dentre água, chás e sucos claros).
  • Proteja-se contra o clima frio e seco. A pouca umidade em climas mais frios é um dos maiores causadores da perda de hidratação labial, o que faz com que a toda a nossa pele perca o viço, e isso não é diferente com os nossos lábios.
  • Atente-se à exposição ao ar condicionado e ao sol sem proteção. Muita gente acha que apenas no inverno os lábios sofrem, mas, no verão, o entra e sai em ambientes com ar condicionado pode causar rachaduras nos lábios e a exposição demasiada ao sol pode provocar queimaduras e ressecamento, além de poder desencadear quadro de herpes. Conte com protetores labiais!
  • Hidrate os lábios. Aposte em produtos próprios que contribuam para diminuir o ressecamento diário dos lábios. Invista em produtos como a manteiga de cacau (uma gordura natural com propriedades hidratantes e emolientes, que revigora a oleosidade dos lábios), óleo de coco (extremamente indicado quando os lábios estão muito rachados e com feridas) e as diversas opções de lip balms e hidratantes/protetores labiais (que reforçam a camada de proteção durante o dia e ajudam na cicatrização das feridas causadas pelo ressecamento, principalmente pela presença de vitamina E, dexpantenol e aloe vera).
  • Use batons com agentes hidratantes. Há diversas opções no mercado de batons com poder hidratante, mas se não for o caso, basta hidratar o lábio antes da aplicação do cosmético. Isso deve se tornar um hábito, combinado?
  • Não umecte os lábios com saliva. Por mais que seja instintivo passar a língua nos lábios para dar a sensação de alívio ao ressecamento, saiba que esse costume de nada adianta para a saúde labial. A saliva tem pH ácido, causando ainda mais feridas, chamadas de dermatite perioral.
  • Não arranque as peles labiais! A probabilidade de causar feridas e fissuras, desencadear herpes labial e aumentar a porta de entrada para infecções é enorme! Portanto, deixe esse passatempo e ansiedade de lado e utilize algum produto hidratante para devolver à pele a regeneração normal.

Acompanhe o nosso site para mais conteúdos completos sobre como manter a sua pele linda e saudável e agende um contato com nossa equipe de dermatologia! Revele a sua beleza! 😉

Saiba mais sobre