Você costuma cuidar da saúde dos lábios? Por mais que cuidemos da nossa pele, muitas vezes, sofremos com lábios rachados que além de prejudicar a nossa aparência geram também um verdadeiro incômodo. Para nos ajudar a manter a saúde dos nossos lábios, a Drª Tainah de Almeida, dermatologista do Instituto PERFACE, traz informações importantes para que nossos lábios chamem a atenção por sua beleza e viço e não pelo contrário.
Os nossos lábios, por mais que sejam muito sensíveis, são áreas que recebem poucos cuidados, principalmente quando expostos ao sol ou em climas frios. É muito rotineiro reclamarmos de lábios ressecados, rachados, feridos e até mesmo com problemas cutâneos característicos dessa área como herpes. Muitas dessas insatisfações são causadas pela perda de elasticidade que faz com que os lábios rachem.
Então, é muito importante que você se atente a:
- Tomar muito líquido. A hidratação começa de dentro pra fora! O esforço para manter a pele hidratada externamente com produtos tópicos não vale de nada se a sua atenção não está redobrada quanto à hidratação interna. Beba bastante água, mesmo com a temperatura mais amena do inverno. O recomendado é ingerir de 2 a 3L de líquido por dia (dentre água, chás e sucos claros).
- Proteja-se contra o clima frio e seco. A pouca umidade em climas mais frios é um dos maiores causadores da perda de hidratação labial, o que faz com que a toda a nossa pele perca o viço, e isso não é diferente com os nossos lábios.
- Atente-se à exposição ao ar condicionado e ao sol sem proteção. Muita gente acha que apenas no inverno os lábios sofrem, mas, no verão, o entra e sai em ambientes com ar condicionado pode causar rachaduras nos lábios e a exposição demasiada ao sol pode provocar queimaduras e ressecamento, além de poder desencadear quadro de herpes. Conte com protetores labiais!
- Hidrate os lábios. Aposte em produtos próprios que contribuam para diminuir o ressecamento diário dos lábios. Invista em produtos como a manteiga de cacau (uma gordura natural com propriedades hidratantes e emolientes, que revigora a oleosidade dos lábios), óleo de coco (extremamente indicado quando os lábios estão muito rachados e com feridas) e as diversas opções de lip balms e hidratantes/protetores labiais (que reforçam a camada de proteção durante o dia e ajudam na cicatrização das feridas causadas pelo ressecamento, principalmente pela presença de vitamina E, dexpantenol e aloe vera).
- Use batons com agentes hidratantes. Há diversas opções no mercado de batons com poder hidratante, mas se não for o caso, basta hidratar o lábio antes da aplicação do cosmético. Isso deve se tornar um hábito, combinado?
- Não umecte os lábios com saliva. Por mais que seja instintivo passar a língua nos lábios para dar a sensação de alívio ao ressecamento, saiba que esse costume de nada adianta para a saúde labial. A saliva tem pH ácido, causando ainda mais feridas, chamadas de dermatite perioral.
- Não arranque as peles labiais! A probabilidade de causar feridas e fissuras, desencadear herpes labial e aumentar a porta de entrada para infecções é enorme! Portanto, deixe esse passatempo e ansiedade de lado e utilize algum produto hidratante para devolver à pele a regeneração normal.
Acompanhe o nosso site para mais conteúdos completos sobre como manter a sua pele linda e saudável e agende um contato com nossa equipe de dermatologia! Revele a sua beleza! 😉