Toda cirurgia de nariz tem suas especificidades porque cada indivíduo tem suas características próprias que devem ser respeitadas. Já que a rinoplastia visa uma harmonização facial, é muito importante considerar que o nariz negroide, também chamado de nariz afrodescendente, tem suas particularidades. O Dr. Fernando Nakamura explica quais são elas e ainda nos apresenta como é realizada a cirurgia de nariz nestas situações específicas.

Características de um nariz negroide

Assim como diversos locais do mundo, a miscigenação no Brasil confere às pessoas traços de ascendência de várias raças, refletindo a beleza única do brasileiro. Independente do seu tom de pele, se o seu nariz é negroide, ele apresenta as seguintes características:

  • A pele do nariz é bastante grossa;
  • O dorso nasal (osso central) é baixo;
  • A base do nariz é larga;
  • O nariz apresenta ossos nasais curtos;
  • As narinas (orifícios) são grandes;
  • A ponta do nariz não apresenta “ponta”, mas tem formato arredondado pelo contorno do nariz ocorrer logo após o dorso nasal.
  • As cartilagens laterais (asas nasais) são largas e não muito rígidas.

Durante a rinoplastia em nariz negroide

O tratamento de um nariz negroide exige abordagens específicas que vão desde tratamentos para a pele da região nasal até cirurgias com enxertos de cartilagem.

Nesses casos específicos, a rinoplastia demanda conceitualmente uma construção de uma estrutura mais forte para o nariz. Essa estrutura é desenvolvida com enxertos de cartilagem (do septo, da orelha ou da costela) para sustentar os tecidos ganhando projeção e, consequentemente, luzes mais definidas.

A sustentação nessa cirurgia de nariz leva também a um auxílio na redução da largura da base nasal, embora frequentemente sejam indicadas ressecções e rotações das asas nasais para melhor harmonia tanto do nariz quanto da face.

De fato, a pele mais grossa pode atrapalhar um pouco a definição do nariz por camuflar as formas das cartilagens subjacentes, porém quando a expectativa do paciente esta alinhada com a do médico, o resultado é satisfatório e muito gratificante. Ainda assim, alguns tratamentos dermatológicos podem ajudar na redução da espessura da pele antes e/ou após a cirurgia.

Benefícios da rinoplastia em nariz negroide

Visando a harmonização facial e os ganhos estéticos em uma rinoplastia em um nariz negroide, é fundamental manter os traços étnicos e simultaneamente conciliar com os objetivos do paciente. É possível, dependendo de cada caso, alcançar as seguintes mudanças:

  • Maior projeção da ponta do nariz;
  • Redução das asas nasais, diminuindo o espaço total ocupado pelo nariz no rosto;
  • Aumento no dorso nasal (osso central), buscando uma projeção do nariz em relação ao rosto mais evidente;
  • Entre outros que variam de acordo com o desejo do paciente.

Além dos benefícios estéticos e melhora da autoestima, é importante ressaltar que a associação de uma rinoplastia com outros procedimentos específicos como o tratamento do desvio de septo pode melhorar sua qualidade de sono e bem-estar de uma forma geral.

Se você tem alguma questão sobre a rinoplastia tanto em nariz negroide ou de outras etnias, entre em contato conosco e acompanhe as nossas matérias aqui no site e também as nossas novidades do Dr. Fernando Nakamura nas redes sociais.

Summary
A rinoplastia em nariz negroide
Article Name
A rinoplastia em nariz negroide
Description
De acordo com o Dr. Fernando Nakamura, é preciso respeitar os traços étnicos e conciliar os desejos do paciente visando uma harmonização facial na rinoplastia em nariz negroide.
Author
Publisher Name
Instituto PERFACE
Publisher Logo

Saiba mais sobre