Afinal, alongamento após o treino é necessário?

Sabemos que o alongamento é um exercício físico que é um assunto polêmico dentro do universo dos treinos de hipertrofia e dos exercícios aeróbicos. Há quem defenda a prática antes, outros que preferem depois e ainda os que recomendam que os exercícios sejam executados em dias ou horários distintos de outros tipos de atividades físicas. Para nos ajudar a entender mais sobre essa polêmica, o nutricionista e personal trainer do Instituto PERFACE, Dr. Rogério Barros, informa os benefícios do alongamentos no rendimento dos treinos.

Antes de qualquer dúvida, é importante ressaltar que alongamento e flexibilidade possuem conceitos diferentes. Alongamento é um tipo de exercício físico e a flexibilidade é uma capacidade física. Sendo assim, os exercícios de alongamento são fundamentais porque proporcionam melhorias na flexibilidade muscular. Esse aumento da flexibilidade poderá ser fundamental para a hipertrofia muscular, prevenção de lesões, melhora da performance aeróbia, etc. Por mais que exista um consenso sobre a importância desse aumento da flexibilidade, generalizar a prática depois do treino pode se tornar um erro, pois cada situação requer uma análise mais apurada do objetivo de cada indivíduo.

Você quer relaxamento após o treino?

Se a sua intenção é a sensação de alívio, o recomendado é alongamentos leves, de amplitude menos acentuadas e de duração mais curta. Dessa forma, você reestabelece a recuperação muscular sem causar desconforto.

 Você prefere o aumento da flexibilidade?

Já se você deseja o aumento da flexibilidade muscular, o indicado é que o alongamento de maior amplitude seja executado enquanto os músculos estiverem mais descansados. Preferencialmente, executá-lo em turnos ou dias opostos aos de treinamento de força.

Você quer maximizar os resultados dos treinos de hipertrofia?

O aumento da flexibilidade irá melhorar a eficácia do seu treinamento, pois proporcionará uma maior amplitude de movimentos e eficiência das alavancas durante a execução dos exercícios.

Independente do objetivo, lembre-se que é preciso tomar cuidado para não exagerar nos movimentos dos alongamentos, ok? Siga essas dicas e consulte um profissional adequado para analisar os seus objetivos de forma mais detalhada. Revele a sua atitude e beleza!

Saiba mais sobre