Benefícios da atividade física na gravidez

Olá, pessoal.

Volta e meia ouço por aí que durante a gravidez, as gestantes não podem praticar atividades físicas. Puro engano! Conciliar a prática de atividades físicas a hábitos de vida saudável durante o período de gravidez faz você colecionar muitos benefícios físicos e mentais. É o que o Dr. Rogério Barros, nutricionista do Instituto PERFACE, explica a seguir.

Os benefícios da prática de atividades físicas durante a gestação são diversos. O exercício bem orientado previne as lombalgias causadas pela hiperlordose, aquelas dores nas costas causadas pelo aumento da curvatura da coluna lombar. Durante o período da gravidez, a hiperlordose acentua-se em função da expansão do útero na cavidade abdominal e o consequente desvio do centro gravitacional. Vários estudos afirmam que a atividade cardiovascular durante a gravidez se eleva comparada ao período não gestacional. No entanto, com a prática regular de atividades físicas, é notável a redução do estresse cardiovascular, o que reflete em frequências cardíacas mais baixas, maior capacidade de oxigenação, menor pressão arterial, prevenção de trombose e varizes, e redução do risco de diabetes gestacional. As vantagens se estendem ainda aos aspectos emocionais, contribuindo para que a gestante torne-se mais satisfeita com a aparência física e eleve a sua autoestima.

Viu só? Os benefícios de praticar atividades físicas durante a gravidez são muitos! Siga essa nossa dica, deixe os tabus de lado e deixe seu período de gravidez mais saudável e prazeroso.

Mas não se esqueça, antes de qualquer atitude, é importante procurar profissionais especializados que façam um plano de atividades físicas adequado.

Demonstre o amor pelo seu bebê cuidando de sua saúde. Revele-se!

Saiba mais sobre