ovo-de-pascoa-artigoO chocolate, alimento saboroso para grande parte da população, ainda desperta dúvidas sobre os seus benefícios e malefícios para a saúde humana. Para comentarmos esse assunto é necessário levantarmos alguns detalhes que nos auxiliarão a ter maior entendimento sobre o tema.

*O chocolate é um alimento feito com base na amêndoa fermentada e torrada do cacau. Sua origem remonta às civilizações pré-colombianas da América Central. O produto era consumido pelos nativos na forma de uma bebida quente e amarga, de uso exclusivo da nobreza.

*Com o desenvolvimento dos processos industriais e técnicas culinárias, surgiu o chocolate com leite e depois na forma de um sólido. Atualmente, é encontrado em diferentes formas tais como: em pó, barras, ovos, bombons e líquido.

*O chocolate que apresenta em sua composição valores acima de 70% de cacau, destaca-se pela grande quantidade de substâncias antioxidantes e dentre eles destaca-se os flavonóides. Dietas ricas em flavonóides, tem sido inversamente correlacionadas com riscos cardiovasculares.

*Chocolates que apresentam grande quantidade de açúcares e gorduras (exemplo: branco, ao leite), possuem teor reduzido de cacau. Esse fator deixa o alimento mais calórico e menos nutritivo.

*A ingestão diária recomendada é controversa, mas alguns autores sugerem uma ingestão de 20 a 30 gramas por dia. Somente um profissional nutricionista poderá lhe indicar o consumo correto desse alimento, afim de adequá-lo ao seu objetivo.

Contudo, se nesta páscoa você deseja saborear um chocolate, procure àqueles com maiores teores de cacau e o aprecie com moderação. Afinal a quantidade ingerida desse alimento poderá acarretar um superávit calórico, diminuindo os benefícios que poderiam ser oriundos da ingestão dessa guloseima (melhora da ação plaquetária, diminuição dos processos inflamatórios e da pressão arterial, etc) e aumentando os malefícios que o excesso dessa ingestão poderá produzir ( aumento de peso, da glicemia sanguínea,etc).

Dúvidas enviar email para: rogério.barros@institutoperface.com

Rogério Barros
Personal Trainer CREF 4958G/DF
Nutricionista CRN1/DF 9683

Saiba mais sobre