perface-fb-aCaroline Romeiro, nutricionista chefe do Instituto Perface, explica a relação entre chocolate e acne. Entenda.

Historicamente, discute-se a possível relação entre a ingestão de algumas susbtâncias e nutrientes, mas os estudos não conseguem estabelecer uma relação direta entre esses fatores.

Até então, o que temos confirmado é que, em alguns indivíduos, o surgimento da acne pode estar relacionada ao teor de açúcar e gordura hidrogenada presentes nos chocolates (ao leite e branco), que caracterizam substâncias inflamatórias na dieta, e, portanto, quanto mais desses dois elementos estiverem presentes nos produtos maiores são as chances do surgimento da acne.

Considerando a frequência com que na prática clínica os pacientes questionam acerca do papel da dieta na acne, é razoável, baseado nos estudos científicos até o momento, estabelecer recomendações para que os pacientes adotem um estilo de vida saudável, com dietas balanceadas, com um menor aporte de carboidratos simples.

Chocolates com menor teor de açúcar simples e gordura hidrogenada, como é o caso dos chocolates amargos, com mais de 70% de cacau, que apresentam em sua lista de ingredientes o cacau e a massa de cacau como primeiros ingredientes, a probabilidade de surgimento da acne é menor.

Saiba mais sobre