perface-cicatriz

A novela “Em Família” está chegando em sua reta final, e como todo final de novela, seus personagens passam por momentos decisivos. Em cenas que foram ao ar nos últimos capítulos, o personagem Virgílio (Humberto Martins) passou por um procedimento cirúrgico para retirar sua acentuada cicatriz no rosto.

Quando presentes em regiões normalmente expostas como a face, as cicatrizes podem trazer não só prejuízos estéticos quanto psicológicos, uma vez que podem estar acompanhadas de deformidades, estigmatizando o paciente.

O tratamento adequado de cicatrizes nessas regiões não são simples e necessitam de uma abordagem completa e multidisciplinar.

A retirada cirúrgica da cicatriz deve sempre respeitar as linhas de tensão da pele e preferencialmente deve ser realizado por um cirurgião plástico.

Como o processo de cicatrizarão é longo, há necessidade de acompanhamento do paciente a longo prazo para avaliar possíveis complicações como cicatriz hipertrófica, quelóide, hiperpigmentação ou alargamento cicatricial.

É importante entender precisamente a expectativa do paciente para que não haja frustrações, uma vez que as cicatrizes podem ser sempre melhoradas e torná-las menos visíveis. No entanto, elas são sempre permanentes.

Dr. Fernando Nakamura
Cirurgião Plástico
Diretor Técnico Médico
CRM-DF 17.858 / RQE 9333

Saiba mais sobre