Como controlar a ansiedade e a alimentação antes do casamento
A ansiedade é um componente que causa desequilíbrios psicológicos em várias etapas e momentos da nossa vida. Com os noivos isso não é diferente. A medida que o casamento se aproxima, alguns sintomas e mudanças de comportamento poderão ser percebidos diariamente, entre eles a sensação de aflição, agonia, impaciência e inquietação.
Diante dessas dificuldades, alguns noivos recorrem ao consumo de alimentos calóricos e até de medicamentos para amenizar as reações desses sintomas. Como consequência, podemos ter o aumento indesejado do peso corporal, modificando a silhueta desejada para o grande dia.
A pergunta que fica é: a alimentação pode diminuir a ansiedade? O nutricionista e personal trainer Dr. Rogério Barros explica:
Quando a ansiedade é demasiada, a mente induz nosso corpo a realizar alguma atividade, seja ela o conhecido movimento de nervosismo de balançar os pés, o de passar a caneta entre os dedos ou – e talvez a mais corriqueira de todas – comer. É importante que isso fique bem claro, pois na hora que a ansiedade surgir, precisamos saber nos controlar e pensar que comer é apenas uma válvula de escape. A ansiedade só leva a hábitos alimentares não saudáveis, principalmente pelo aumento da ingestão de carboidratos, açúcares e alimentos gordurosos.
O segredo é não cair nessa armadilha dos nossos sentimentos, manter uma dieta saudável e procurar outras válvulas de escape. Veja essas dicas para manter a ansiedade longe da sua saúde:

1. Continue a se alimentar regularmente sem deixar a ansiedade controlar seu apetite.
2. Consuma cereais integrais (arroz, aveia e farinha de trigo integral).
3. Faça a ingestão de quantidades suficientes de vitaminas do complexo B. Você pode encontrar essas vitaminas em carnes; miúdos, como o fígado; verduras, como couve e espinafre; cereais integrais e ovos.
4. Abuse no consumo de hortaliças verde-escuras.
5. Cuide da sua flora intestinal, optando por alimentos ricos em fibras, como aveia, linhaça, legumes crus e frutas com casca e alimentos probióticos, como o iogurte.
6. Bebidas estimulantes, ricas em cafeína ou álcool devem ser evitadas.
7. Pratique atividades físicas regularmente. Estimular o corpo é um grande aliado no combate à ansiedade. Sua prática libera neurotransmissores que proporcionam uma sensação de bem-estar.

Siga essas dicas e passe o período de casamento e outros momentos de ansiedade da vida com mais facilidade, saúde e autocontrole.
Se você quer ir mais fundo nesse assunto, entre em contato com o Instituto Perface para conhecer nossos serviços de nutrição.

Saiba mais sobre