Como cuidar da alimentação nas férias?

O período de férias da grande maioria começou! Estamos falando de lazer, diversão, viagens, momentos em família, entre muitas outras formas de descanso, não é verdade? Mas isso não quer dizer que a sua alimentação precisa relaxar também!

O Dr. Rogério Barros, nutricionista e personal trainer do Instituto PERFACE, revela que precisamos nos atentar para que a nossa alimentação também não “entre de férias”.

Vamos ser bem diretos: aproveite a época das férias para maximizar os benefícios da alimentação, uma vez que nesse período, você conta com mais tempo para o cuidado do corpo e da mente. Isso significa que você deve aproveitar a despreocupação dos dias de lazer para que a sua alimentação fique ainda mais fácil de ser seguida no retorno às atividades de trabalho ou estudos.

Aqui vão algumas dicas para você não se descuidar com a alimentação nas férias:

  • O dia começa com um bom café da manhã! Não pule a primeira refeição, pois o café da manhã é extremamente importante para que você garanta a energia necessária para aproveitar da melhor forma o seu dia.
  • Cuidado com os intervalos entre as refeições! Muitas pessoas em situações de lazer – naquela volta pelo parque ou numa caminhada na praia – negligenciam as refeições e ficam muitas horas sem comer, desacelerando o metabolismo. O ideal é manter os intervalos corretos de seu plano alimentar. Se você não tem ideia do que é um plano alimentar, clique aqui.
  • Rotina é crucial! Tudo bem que você pode ficar um pouco mais na cama, mas não acostume o seu corpo de maneira errada. Tente manter os horários: para acordar, das refeições, da diversão e do sono.
  • Atenção quanto ao repouso. A diversão das noites mais longas das férias não podem comprometer o seu período de descanso. Então, é primordial que você não desande quanto à recuperação de seu corpo.
  • Não coma com os olhos! Seguir o plano alimentar envolve não ceder tanto nas festinhas, casas dos amigos e comemorações diversas. Mudar de ambiente envolve mais tentação, sem dúvida. Experimente, mas não precisa exagerar.
  • Cuidado com frituras, industrializados e refrigerantes! Diversão em festas e happy hour envolvem noites em bares com refeições carregadas de frituras, alimentos industrializados de fast food e quantidades exorbitantes de refrigerantes. Evite!
  • Afaste-se do álcool! A maior frequência em “baladas” pode aumentar também as vezes que você submete seu corpo aos estragos das bebidas alcoólicas. O exagero acarreta em sobrecarga ao organismo, desidratação, aumento da gordura corporal e desajuste dos períodos de sono e da alimentação.
  • Ajuste-se nas viagens! Quando viajamos, o cuidado com a alimentação nas férias precisa ser redobrado, pois os horários podem ficar comprometidos e o cardápio pode se tornar totalmente diferenciado. Portanto, não exagere em “novos pratos” incomuns ao seu hábito alimentar, pois eles podem causar indigestão.

Não deixe que a alimentação nas férias comprometa a sua silhueta! Invista no seu lazer e na rotina para que o seu retorno aos afazeres durante o restante do ano sejam elevados ao máximo com uma boa conduta alimentar. Procure um de nossos nutricionistas, receba uma orientação profissional e individualizada e invista no seu bem estar nesse momento de férias que você tanto esperou! 😉

Saiba mais sobre