Como cuidar da pele e da saúde com a chegada da Primavera.

Desde o fim de setembro, demos boas-vindas à Primavera ao nos despedirmos das estações frias. Para muitas pessoas, a proximidade do final do ano – e do verão, é claro – liga o sinal de alerta em relação à busca de por uma pele mais bonita e saudável. Muitas vezes, esse comportamento leva a uma procura por procedimentos estéticos, sejam eles cirúrgicos ou não, visando justamente a pele perfeita. Mas antes de realizar qualquer um deles, repassamos alguns dos principais pontos de atenção que a estação traz quando o assunto é cuidado com a pele e com a saúde:

1) Como está a saúde da sua pele?

Durante as estações mais frias, especialmente o inverno, é comum que nossa pele sofra devido ao tempo seco (com baixa umidade). Na cidade-sede do Instituto PERFACE, Brasília (DF), por exemplo, a umidade chegou aos 10% em 2017 – mas isso está longe de ser uma exclusividade da capital do nosso país.

Esta característica do tempo frio pode ocasionar problemas de saúde, como lesões na pele, que não são devidamente observadas e tratadas, e só são descobertas com a chegada da Primavera. Portanto, o primeiro passo para cuidar da pele nesta época é fazer uma revisão geral e checar se está tudo bem.

2) Não subestime a hidratação

Como cuidar da pele e da saúde com a chegada da Primavera.

Pode ser que você esteja chegando à Primavera com a pele desidratada ou com um nível de hidratação inadequado. Se assim diagnosticado por um profissional de saúde, é preciso reverter este quadro com a ingestão constante de líquidos – prefira sempre água, chás e sucos naturais. Só não esqueça que agora você também vai precisar compensar a maior perda natural de água que ocorre nas estações quentes.

Vale ressaltar que não é somente bebendo água ou outros líquidos que se hidrata a pele. Como nosso maior órgão, esse tecido também pode se beneficiar muito do uso de cremes hidratantes, observando sempre as características de cada região do corpo e a necessidade de cada pele individualmente, para não correr o risco de obter efeitos indesejados para a saúde. Pela praticidade, um bom hidratante corporal, que possa ser aplicado sem ressalvas, pode facilitar a hidratação de toda a pele.

3) Limpe sua pele corretamente

Como cuidar da pele e da saúde com a chegada da Primavera.

Ainda no processo de revisar e corrigir eventuais consequências das estações anteriores à Primavera, a limpeza e correta higienização da pele podem ser grandes aliadas na busca por uma pele macia e equilibrada. Para saber como realizar uma limpeza regular e com efeitos positivos reais, nada substitui uma consulta com um dermatologista, mas existem algumas dicas que podem te ajudar no processo. As principais delas são:

  • usar água fria ou morna, especialmente no rosto;
  • evitar esponjas, pois elas podem causar ou piorar alguma irritação e agredir a pele;
  • ao usar o sabonete (ou outro produto indicado pelo seu médico) específico para este fim, massagear o rosto só com a espuma, sem contato direto com a pele.

 

4) Mate as saudades do sol, mas sempre com proteção

Como cuidar da pele e da saúde com a chegada da Primavera.

Quando pensamos em dia bonito no Brasil, seja qual for a localidade, pensamos logo em um cenário típico das estações quentes, como a Primavera: céu azul e dia ensolarado, se possível atenuado por um mergulho na praia ou na piscina para refrescar a pele. O grande problema é a falta de proteção contra os raios solares, que prejudica muito sua saúde.

Segundo pesquisa divulgada no início de 2017, seis em cada dez brasileiros não usam protetor solar diariamente. Não é à toa que o câncer de pele não-melanoma – os tipos mais comuns e causados principalmente pelo sol – é o tipo da doença mais comum do país.

Portanto, não se deixe levar pela saudade de vestir alguma roupa que te deixa exposto ao sol ou se engane com as temperaturas mais amenas que as do verão: use protetor solar sempre que for expor a pele ao ar livre, até nos dias nublados!

5) Aproveite a Primavera para rever sua alimentação

Como cuidar da pele e da saúde com a chegada da Primavera.

Na busca por uma linda combinação de pele e corpo esbeltos, você pode estar decidido a realizar um preenchimento facial, uma lipoaspiração ou outro procedimento estético. E é verdade que essas intervenções demonstram bons resultados, tanto na parte visual quanto na autoestima de quem realiza – observamos isso todos os dias com os nossos pacientes. Ainda assim, uma das ações mais efetivas que você pode realizar é ter uma boa alimentação.

Com alto teor de vitaminas, é fundamental que as frutas e os legumes sejam um dos pilares da sua dieta, pois irão influenciar positivamente na sua saúde, em todo o funcionamento do seu corpo e, evidentemente, transparecer em sua pele. Com a temperatura mais alta, crescem as possibilidades de ingestão desses alimentos através de vitaminas, sucos, dentre outros. A Primavera é época de vegetais como couve, rúcula, agrião, espinafre, cenoura e beterraba; e de frutas como abacaxi, banana, maracujá, melancia, manga, entre outros.

6) Supere a preguiça, seja criativo e pratique atividades físicas

Como cuidar da pele e da saúde com a chegada da Primavera.

Diante de rotinas cada vez mais atribuladas, muitas vezes perdemos o hábito da prática esportiva. Esse erro pode gerar problemas de saúde como excesso de peso e problemas na coluna, e é justamente nessas horas que a ideia de um procedimento estético ganha força, pois parece um caminho mais fácil. Na realidade, praticamente nenhuma mudança, ainda que cirúrgica, chega perto de substituir uma vida saudável – pelo contrário: quanto mais saudável a pessoa se encontra, melhores serão os efeitos de uma abdominoplastia, por exemplo, que tem como objetivo reduzir a gordura da região.

Por isso, com a chegada da Primavera e das temperaturas mais quentes, prefira atividades que envolvam a prática de exercício físico. Que tal substituir meia hora em um meio de transporte lotado, que provavelmente também irá aumentar seu nível de estresse, por uma caminhada até o local de trabalho? São muitas as possibilidades de se manter ativo e todas elas contribuem para uma pele e um corpo com mais saúde.

Em caso de dúvidas sobre como cuidar da sua pele e do seu corpo antes, durante e depois da Primavera, entre em contato com o Instituto PERFACE e consulte nossos profissionais. Estamos capacitados para transformar sua vida, ancorados pelo mais alto profissionalismo e respaldados pelo respeito total da comunidade médica e dos pacientes que já passaram por aqui.

Saiba mais sobre