Como é o processo do pós- operatório da mamoplastia de aumento?

A mamoplastia de aumento é um dos procedimentos mais requisitados em todas as metrópoles e em Brasília isso não é diferente. É uma cirurgia em que é utilizado um implante mamário (ou prótese mamária) para obter um aumento e melhora da forma das mamas. Até aí, muita gente já sabe, mas recebemos muitas dúvidas quanto ao processo de recuperação no pós-operatório. Então, o Dr. Fernando Nakamura veio sanar todas as nossas questões! 😉

Para entender melhor o pós-operatório de uma mamoplastia de aumento, podemos dividir didaticamente o processo do pós- operatório em duas fases:

1. Pós-operatório recente: as primeiras semanas

Na primeira semana do pós-operatório, o repouso deve ser relativo. Isso significa que o recomendado é que a paciente fique mais em casa, sem fazer esforços físicos nem atividades rotineiras, porém mantendo a movimentação das pernas com caminhadas pequenas e frequentes para melhorar a circulação sanguínea dos membros inferiores, assim como dos braços em casos em que a técnica “fast track” é utilizada para a colocação do implante. Nesse período, há curativos nas mamas e é o momento em que ocorre um pouco mais de inchaço decorrente da cirurgia. Mas esse cenário começa a se aliviar bastante nos próximos dias.

A partir da segunda semana do processo do pós-operatório da mamoplastia de aumento, podem existir alguns curativos que serão removidos. Com isso, a paciente começa a ter mais liberdade para voltar a algumas atividades rotineiras, apresentando também melhora do inchaço.

Por mais que não sejam tão frequentes, podem ocorrer complicações que variam de acordo com cada corpo, como: deiscências (abertura de um ou mais pontos); inflamação ou infecção da região operada; rejeição do implante, problemas na cicatrização, principalmente em casos secundários (mamas já operadas anteriormente) em que a anatomia natural já foi alterada e modificada pelo procedimento prévio.

Nesses casos, tenha sempre em mente que o seu cirurgião plástico é a pessoa mais indicada para lhe dar informações e tratar dessas complicações, pois utilizar opiniões de outros médicos e avaliações de pessoas que não entendem do seu caso específico e pessoal podem atrapalhar todo o processo de recuperação da sua mamoplastia. Lembre-se que por maior que possa ser o desespero, o seu médico cirurgião é a pessoa mais indicada para lhe dar suporte nesse momento.

2. Pós-operatório tardio: a partir do segundo mês

Conforme o processo do pós-operatório da mamoplastia de aumento avança com o passar dos primeiros meses, as mamas desincham e assumem um formato e altura mais naturais. Nessa fase, a paciente é liberada para retomar todas suas atividades rotineiras bem como as atividades físicas. Nesse período, pode ainda haver uma fase de amadurecimento da cicatriz que é o processo em que esta se torna definitiva, podendo levar de 6 a 12 meses.

Expectativa × Realidade

Claramente que muitas cirurgias plásticas envolvem uma mudança radical no corpo de uma paciente, mas é fundamental que toda pessoa entenda que seus resultados são únicos pois dependem de diversos fatores para alcançar a satisfação.

É muito importante ajustar a expectativa das pacientes em relação ao resultado tardio do pós-operatório da mamoplastia de aumento, pois depende de vários fatores como a qualidade da pele, a presença de flacidez, formato das mamas, formato do tórax e volume prévio das mamas

A mamoplastia de aumento tem como objetivo aumento das mamas. Porém, em casos de redução ou mastopexia, o objetivo é ajustar o tecido mamário, retirando o que for possível de tecido flácido. No entanto, esse processo cirúrgico não trata a qualidade da pele, apenas há um ajuste da mesma. É muito importante entender que a flacidez da pele é encarada como uma área de pele enferma que não se cura com cirurgias.

Portanto, o Dr. Fernando Nakamura com toda a sua experiência afirma que a paciente tem que ter sempre em mente que o cirurgião fará o melhor e tudo o que estiver ao alcance dele para ter uma melhora em relação ao estágio inicial, antes de ser realizada a cirurgia. Porém, isso não significa um resultado perfeito, mas uma consequência do que foi previamente discutido com seu cirurgião plástico.

Em casos de complicações

Complicações cirúrgicas são estatísticas e inerentes a qualquer procedimento cirúrgico. Na cirurgia plástica isso não é diferente! Para reduzir ao máximo a incidência de complicações, tenha em mente que é óbvio que o cirurgião deve tomar todas as providências antes, durante e após a cirurgia para que a taxa de complicações seja a menor possível.

Nessas situações, tanto o paciente quanto o cirurgião ficam desapontados e de certa forma frustrados, uma vez que o resultado cirúrgico ótimo e sem complicações é o objetivo comum de ambos. Entretanto, quando ocorrem, cabe ao médico dar todo o suporte e atenção necessários para tratar as desventuras até que tudo se resolva assim como cabe ao paciente confiar na equipe que ele mesmo escolheu para a sua cirurgia e seguir as orientações do pós-operatório de forma sistemática.

Afinal, a melhor pessoa para cuidar do paciente no momento de qualquer complicação é justamente o médico que realizou a cirurgia e que tem total conhecimento do que foi realizado durante o procedimento e das dificuldades encontradas.

Uma das frases célebres que o nosso diretor Dr. Fernando Nakamura costuma dizer sempre é:

“Os resultados para uma boa cirurgia dependem 50% da técnica e cuidados do cirurgião e 50% dos cuidados pós-operatórios que a paciente deve seguir.”

Portanto, aqui no Instituto PERFACE seguimos um lema de transparência e objetividade para todos os nossos pacientes e devemos ser claros quanto ao processo do pós-operatório em qualquer cirurgia. Não é só responsabilidade única e exclusiva do médico cirurgião, tampouco somente da paciente, mas para se conseguir um processo de recuperação ótimo, frente ou não à possíveis complicações, tenha sempre em mente que em uma cirurgia necessita de um trabalho em equipe! Da experiência e comprometimento do cirurgião, assim como a dedicação e empenho da paciente. Afinal, quando todos estão alinhados, alcançamos sempre os melhores resultados! 🙂 Entre em contato conosco se tiver qualquer dúvida ou para avaliarmos o seu caso em uma consulta e acompanhe as nossas matérias tanto aqui no site quanto nossas novidades nas redes sociais.

Summary

Saiba mais sobre