Conheça os benefícios da mamoplastia redutora na saúde da mulher

Quando falamos em cirurgia plástica, todo procedimento necessita uma série de precauções e cuidados, antes e depois de concretizado. Além disso, é imprescindível uma intensa reflexão até se chegar à decisão final de realizá-lo. Mas nenhum destes motivos vem impedindo um número crescente de mulheres de buscar a mamoplastia redutora das mamas. A principal razão para isso são os benefícios à saúde que ela pode trazer, os quais abordaremos mais abaixo.

A mudança no imaginário de “corpo ideal”

Conheça os benefícios da mamoplastia redutora na saúde da mulher

Popularmente conhecida como “redução de seios”, a mamoplastia redutora apresentou um aumento superior a 150% entre 1997 e 2013 no número total de cirurgias realizadas, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) – e este percentual não para de crescer. Segundo dados divulgados em 2016 pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps), ao fim de 2015 este tipo de intervenção já representava um quinto do total de cirurgias plásticas do Brasil. Em números absolutos, foram mais de 72 mil mamoplastias redutoras realizadas naquele ano.

Isso acontece porque as mulheres buscam cada vez mais cirurgias que lhes confira um resultado natural, que dialogue com um corpo atlético, objeto de desejo da maioria, sem falar nos ganhos em sua saúde.  Ainda que muitas mulheres ainda sonhem com o implante de próteses de silicone com fins de aumento de volume, a mamoplastia redutora vem para atender um desconforto que existe para outras milhares de mulheres, que antes não se sentiam confiantes para tomar uma atitude considerada avessa aos padrões estéticos.

Seja qual for a escolha da mulher, o fundamental é decidir após profunda reflexão e análise dos efeitos, assim como consultar uma equipe médica de sua total confiança. Saúde física e mental vem antes de qualquer tendência da sociedade!

Que mulheres são indicadas a realizar uma mamoplastia redutora?

Conheça os benefícios da mamoplastia redutora na saúde da mulher

A mamoplastia redutora, assim como toda cirurgia plástica, é um procedimento individualizado. Por isso, a decisão de realizá-lo deve ser exclusivamente da mulher que irá se submeter ao mesmo, pensando em sua saúde. Dito isso, listamos algumas características físicas e emocionais que podem obter uma melhora através deste tipo de procedimento:

  • Incômodo com tamanho demasiado dos seios;
  • Mamas que limitam sua atividade física;
  • Dor nas costas, pescoço ou ombro, devido ao peso dos seios;
  • Sulcos (afundamento) na pele dos ombros, onde fica a alça do sutiã, indicando excesso de peso;
  • Irritação na pele, logo abaixo das mamas;
  • Flacidez e pendência nos seios devido ao excesso de peso;
  • Baixa autoestima causada pelo fato de não poder usar determinadas roupas sem sutiã;

O que é preciso para realizar uma mamoplastia redutora?

Conheça os benefícios da mamoplastia redutora na saúde da mulher

Assim como qualquer cirurgia plástica nesta região, o primeiro requisito é que os seios tenham se desenvolvido totalmente. Geralmente isso acontece cerca de três anos após a primeira menstruação, mas isso não impede que hajam alterações no tamanho e posicionamento das mamas, de acordo com diversos fatores, como alimentação ou gravidez, por exemplo. A estabilização do peso também é necessária, pois alterações superiores a três quilos podem prejudicar o resultado final.

Além destas exigências, será feita uma avaliação geral da saúde da paciente, incluindo uma bateria padrão de exames e entrevista que visa entender os motivos que a estão fazendo buscar o procedimento, bem como discutir como será a intervenção na mama, baseada na experiência do cirurgião.

Quais os efeitos da gravidez após uma mamoplastia redutora?

Conheça os benefícios da mamoplastia redutora na saúde da mulher

Os seios são estruturas formadas por tecido glandular (glândula mamária), adiposo (gordura) e epitelial (pele), que estão sujeitas a alterações de volume e posicionamento de acordo com as mudanças que ocorrem no corpo da mulher, de uma forma geral.

Sendo assim, é possível que uma gravidez, seguida ou não de amamentação, que aconteça após uma mamoplastia redutora, altere os resultados. Ficará a cargo de cada paciente realizar ou não uma nova cirurgia, mas não deixe de ter uma conversa franca e objetiva com o seu médico de confiança, colocando sempre sua saúde em primeiro lugar.

A mamoplastia redutora corrige o posicionamento dos seios?

Conheça os benefícios da mamoplastia redutora na saúde da mulher

Essa é uma dúvida muito comum e sua resposta varia de caso a caso, mas o fato é que a mamoplastia redutora tem como primeiro objetivo reduzir o volume mamário – redução e reposicionamento da aréola também podem ser realizados. A diminuição de volume acontece através da remoção do tecido no local (composto basicamente por gordura, pele e glândula), o que pode gerar uma melhora no posicionamento dos seios, mas não é o procedimento indicado se este for seu objetivo primário.

No caso de mamas caídas, a Mastopexia – cirurgia que visa levantar e reposicionar os seios – é a mais indicada. Dependendo do quadro clínico do paciente e de sua disposição para realizar um pós-operatório um pouco mais longo, ambas as cirurgias podem ser realizadas de uma só vez. Consulte o seu cirurgião plástico para saber se é possível realiza-la.

Quais são os principais benefícios à saúde da mulher que realiza uma mamoplastia redutora

Aqui no Instituto PERFACE, observamos que a melhora na saúde dos nossos pacientes depois de uma cirurgia plástica sempre ocorre em duas frentes: física e mental. Com a mamoplastia redutora não é diferente, mas ela tem resultados ligados especificamente a:

  • Melhora nas dores nas costas, pescoço e ombros, devido à diminuição do peso das mamas;
  • Melhora na postura, possibilitando ganhos nas atividades físicas e nas relações sociais;
  • Melhora na saúde da pele abaixo dos seios, que passa a ser mais arejada e facilmente higienizada, evitando irritações;
  • Melhora na autoestima, por realizar um procedimento estético que faz a mulher se sentir mais confiante e livre em seu cotidiano.

Ainda tem dúvidas sobre a mamoplastia redutora? Deseja saber mais sobre outras cirurgias plásticas? Entre em contato com o Instituto PERFACE ou agende uma visita, nossa equipe de cirurgiões terá prazer em lhe atender!

Saiba mais sobre