Oi, pessoal.

Você já ouviu falar sobre Bisfenol A? Essa substância é prejudicial à nossa saúde e pode estar presente no nosso dia a dia. Confira a matéria e as dicas a seguir da nossa nutricionista do Instituto PERFACE, Dra. Isabelle Caiado, e se proteja!

O Bisfenol A (BPA) é um composto utilizado na fabricação de policarbonato, um tipo de resina usada na produção da maioria dos plásticos. Essa toxina, em altas temperaturas, migra para dentro do conteúdo do recipiente de plástico utilizado. Muitos estudos indicam que essa substância pode ser cancerígena, além de poder influenciar problemas hormonais e cardíacos. Devemos ter uma atenção redobrada, principalmente com crianças, visto que o sistema de eliminação da substância pelo corpo humano não é muito desenvolvido entre zero a 12 meses.

Como podemos evitar essa substância no nosso dia-a-dia?

Já existem no mercado várias opções de recipientes que não contem Bisfenol A. Geralmente encontramos nesses produtos a sigla BPA free (ou livre de bisfenol). É indicado utilizar garrafas de água que não tenham esse composto, porque as usamos diariamente. Outra dica válida é a substituição das vasilhas plásticas para armazenar alimentos por recipientes de vidro. Além de não conter essa toxina, sua durabilidade é maior e não armazenam cheiro. Além disso, evite tomar o seu café e chá quentes em copinhos de plástico e dê preferência aos de vidro também.

Evite o Bisfenol A e sua saúde agradece. 😉

Não se esqueça que o acompanhamento nutricional é fundamental para que os hábitos alimentares de seu dia a dia sejam saudáveis e funcionais. Consulte o seu nutricionista!

Saiba mais sobre