Cuidados com a alimentação durante o carnaval

Falta menos de uma semana para o carnaval e o #ProjetoVerão chega ao fim para muita gente, mas isso não é desculpa para deixar a sua alimentação e saúde de lado. Existem pessoas que farão refeições menores para manter a silhueta durante as festividades e outras que irão exagerar no consumo de bebidas alcoólicas e alimentos calóricos. O ideal, para ambos, é manter uma alimentação equilibrada, sem radicalismos, rica em frutas, vegetais e cereais integrais, pois, se você vai cair na folia, deve lembrar que além do desgaste normal que os blocos e festas exigem do corpo, soma-se também o desgaste causado pelo verão.
Mesmo assim, não quer dizer que você precise ficar em casa! Seguindo nossas dicas de alimentação, você conseguirá se divertir e diminuir os danos desses dias de agito.

Faça um café da manhã reforçado
O café da manhã é a refeição mais importante da nossa dieta e no carnaval isso não é diferente. Faça uma refeição com alimentos saudáveis e leves, contendo carboidrato, proteína, vitaminas e sais minerais. Pode ser aquela tapioca com blanquet de peru e queijo, acompanhada de copo de iogurte com granola e a fruta da sua preferência.

Não esqueça das outras refeições
Mesmo depois de tomar um café da manhã saudável e completo, seu corpo ainda precisará de recargas durante o dia. O recomendável é que a cada três horas você faça uma refeição, lembrando que o almoço e o jantar devem ser reforçados. No almoço e no jantar prefira consumir alimentos leves e de fácil digestão, evitando frituras e outros alimentos gordurosos. Opte por sanduíches naturais que sejam de procedência confiável e evite ingredientes que estraguem fácil com o calor. Leve com você biscoitos integrais, barrinhas de cereais, frutas frescas ou secas e castanhas para consumir entre as refeições principais.

Não exagere no álcool e mantenha-se hidratado
Agora, vamos falar do mais importante: o álcool! Ele é o grande responsável pela desidratação do corpo e a substância mais presente no carnaval. Para repor o líquido e sais minerais perdidos, consuma água mineral, água de coco e isotônicos entre as bebidas alcóolicas.
Mesmo que você não consuma bebidas alcóolicas, fique atento à sua hidratação! O calor e a agitação deixam o corpo desidratado da mesma maneira.

Seguindo essas três dicas de alimentação, você terá energia e disposição para curtir o carnaval todinho. Lembre-se: o carnaval acontece todos os anos e a sua saúde é o seu maior patrimônio! Boa folia! 😉

Saiba mais sobre