Cuidados com a pele na gravidez

Olá, pessoal!

Hoje vamos falar de mais um assunto que interessa e muito as nossas futuras mamães: a nossa pele! Quando descobrimos a gravidez, ficamos muito felizes, mas um pouco preocupadas com a possibilidade de estrias, flacidez, manchas na pele e outras consequências comuns que esse período pode nos trazer. Preocupada com isso, a dermatologista Drª Tainah de Almeida da equipe do Instituto PERFACE traz algumas dicas muito importantes para que o período de gravidez só traga alegrias!

Durante a gravidez, a pele reflete as profundas modificações que estão ocorrendo no organismo materno. Até 90% das gestantes evidenciam alguma mudança na pele, assim como nos seus anexos, os cabelos e unhas. Algumas são alterações hormonais normais do período, ditas fisiológicas, que podem ou não desaparecer após o parto, além de transtornos dermatológicos específicos da gravidez. Por isso, não devemos descuidar da pele e é importante ter uma rotina especial de cuidados durante essa fase de tantas novidades!

  • Proteção solar é fundamental, pois durante a gravidez há uma tendência de hiperpigmentação (aumento do pigmento) em toda a pele. Dê preferência para filtros solares minerais ou físicos, sempre de amplo espectro e FPS maior que 30, reaplicando-o várias vezes ao dia. Essa é a melhor forma de evitar o temido melasma, que pode ocorrer em até 75% das gestantes. Caso as manchas apareçam, podem ser usados alguns clareadores leves durante a gravidez e lactação.
  • A hidratação da pele de todo o corpo também é de extrema importância, durante e após a gravidez, principalmente para a prevenção de estrias e melhora da firmeza da pele. Existem vários produtos disponíveis, próprios para gestantes. O ideal é utilizá-los frequentemente, com uma massagem suave, privilegiando a área do abdome, quadril e das mamas, que tendem a se distender mais nesse período. Não esqueça de se hidratar também de dentro para fora, bebendo ainda mais água!
  • As estrias são muito frequentes no final da gravidez ou após o parto. Com o aumento brusco de peso e distensão da pele, ocorre lesão das fibras de colágeno e elastina, gerando as lesões. Na gestação, o tratamento das estrias fica limitado, mas é possível iniciar a amenizá-las e não prejudicar o desenvolvimento do bebê, como microagulhamento e peeling de cristal. Tratamentos convencionais como a maioria dos peelings, ácidos e alguns lasers devem ser evitados. Após o parto, podem ser feitos tratamentos mais potentes.
  • Os mamilos também merecem atenção na gravidez e lactação. Durante a amamentação, eles podem ficar ressecados e rachados, e devem ser utilizados produtos específicos para ajudar na cicatrização e na hidratação.
  • Os cabelos também sofrem alterações. Durante a gravidez, o cabelo tende a ficar mais cheio e volumoso. Entretanto, cerca de 1 a 5 meses após o parto, pode ocorrer uma queda acentuada dos fios, chamada de eflúvio telógeno. É uma alteração temporária, mas eventualmente se prolonga por até 1 a 2 anos. Podem ser prescritos vitaminas e suplementos para nutrir o folículo e estimular o crescimento dos fios nos meses subsequentes ao parto.
  • É comum também o aparecimento ou piora da acne, pelo aumento da secreção sebácea (oleosidade da pele) e pelas alterações hormonais. Podem ser utilizados medicamentos locais (como o ácido azeláico e o peróxido de benzoíla), além do peeling de cristal. Outros ácidos, antibióticos do grupo das tetraciclinas e a isotretinoína (Roacutan) não devem ser utilizados na gravidez ou na lactação.
  • Fale com seu dermatologista e com seu obstetra antes de continuar qualquer medicação tópica ou cosmético de uso prévio à gravidez. Alguns hidrantes e cremes anti-rugas (a base de ácido retinóico ou retinol, por exemplo), não devem ser utilizados durante a gestação, principalmente no primeiro trimestre.
  • Também é muito importante seguir um programa de exercícios físicos durante a gravidez. Movimentar-se e exercitar-se mantém uma oxigenação elevada, o que também ajuda a manter a saúde da pele.

A gravidez é um período lindo, com inúmeras descobertas e mudanças. Converse sempre com o dermatologista e o obstetra para passar por esse período da melhor forma possível, prezando pelo bem estar do bebê que está por vir, mas sem esquecer de cuidar da pele! Tire todas as suas dúvidas com o Instituto PERFACE e marque sua consulta.

Revele a sua beleza no momento mais importante da sua vida.

Saiba mais sobre