Oi, pessoal.

O inverno chegou e sentimos literalmente na pele essa mudança no clima, principalmente em cidades com baixa umidade, como Brasília. Veja a seguir o que a Dra. Tainah de Almeida, dermatologista do Instituto PERFACE, comenta sobre os cuidados da pele para essa época do ano.

O efeito mais nítido é o ressecamento cutâneo, pois transpiramos menos e tendemos a tomar banhos mais quentes, o que diminui a hidratação natural da pele. A nossa rotina muda um pouco e devemos então tomar alguns cuidados simples para manter a pele bonita, saudável e sem irritações também durante essa estação:

  • Beba bastante água (de modo geral, de 2 a 3 L por dia). A hidratação da pele começa de dentro! A ingestão adequada de líquidos é fundamental para o organismo nessa época, e também pode ser feita também na forma de chás claros.
  • Tome banhos rápidos, use pouco sabonete, evite a água quente e o uso de buchas ou esponjas. Banhos quentes e água e sabonete em excesso retiram a proteção natural de gordura presente na pele, deixando-a mais ressecada e suscetível a infecções. Ao sair do banho, use uma toalha macia, secando suavemente a pele, sem esfregar.
  • Dê preferência para sabonetes neutros e hidratantes, tanto para o corpo quanto para o rosto. Para peles muito secas, deve-se evitar passar sabonete nas pernas e braços, usando-o somente nas áreas íntimas e espalhando a espuma no restante da pele.
  • A hidratação da pele deve ser intensiva! Use e abuse dos cremes e loções hidratantes. O ideal é aplicá-los logo após o banho, com a pele ainda úmida, e reaplicar conforme a necessidade ao longo do dia. Utilize sempre produtos de qualidade e adequados para o seu tipo de pele, tanto para o rosto quanto para o corpo. Existem diferentes tipos de hidratantes, em diversas formulações e apresentações, que devem ser indicados pelo seu dermatologista para que se obtenha o melhor resultado!
  • Uma dica valiosa para aqueles que não gostam de passar hidratantes após sair do banho é utilizar produtos específicos para a hidratação ainda no chuveiro, na forma de hidratantes ou óleos para banho, com enxague.
  • A pele labial é bastante sensível e sofre muito com o frio. Lembre-se de hidratar também essa área, com produtos específicos para os lábios, várias vezes ao dia.
  • A água termal é uma forma suave, porém eficaz de hidratar a pele. Ela é extraída de fontes termais especiais, e possui propriedades hidratantes, calmantes e regenerantes, que ajudam no cuidado com a pele.
  • Nunca esqueça de aplicar e reaplicar o protetor solar, mesmo nos dias nublados, chuvosos ou frios! Ele é indispensável durante todas as estações do ano.

O inverno é ainda uma ótima época para realizar procedimentos dermatológicos (como peelings e tratamentos a laser) e realizar tratamentos clareadores ou com ácidos, que requerem que o paciente evite a exposição ao sol. Consulte seu dermatologista de confiança e aproveite para cuidar ainda mais da pele nessa estação!

Beijos e até logo!

Cuidados com a pele no inverno

Saiba mais sobre