Descubra a melhor alimentação depois de curtir o carnaval

Os foliões costumam dizer que o ano novo só começa, no Brasil, após o carnaval. Se a frase fica só na brincadeira, a alimentação pode se tornar uma preocupação séria depois de vários dias de pouco caso. Por isso resolvemos esclarecer neste artigo algumas informações necessárias para reequilibrar a sua dieta após o carnaval. Tomara que gostem!

Quais são os perigos do carnaval para a alimentação?

Em um país continental como o nosso, existem múltiplas formas de se brincar o carnaval – blocos de rua, bailes de salão, ensaios e desfiles de escolas de samba, sem falar nas festas que pegam carona no período. Se diferem nos “pulos” de carnaval, todas as opções têm algo em comum: pouco ou nenhum cuidado com a alimentação, que ilustramos na lista de perigos abaixo.

Descubra a melhor alimentação depois de curtir o carnaval

  1. Muitos líquidos, pouca água: O consumo de bebidas alcoólicas é muito forte durante o carnaval, o que pode levar a diversos problemas. Além disso, o forte calor, somado a grandes distâncias percorridas a pé, causa mais transpiração. No que se refere à alimentação, a desidratação afeta todo o funcionamento do nosso organismo, dificultando a digestão e nos tornando mais vulneráveis a infecções virais e bacterianas;
  2. Excesso de comida industrializada: A agenda geralmente lotada de compromissos favorece uma alimentação prática, que demanda pouco ou nenhum tempo de preparo. Isso propicia o consumo de alimentos industrializados, como biscoitos, achocolatados lácteos, pratos congelados ou mesmo barras de cereais. Os questionamentos pelo excesso desse tipo de alimento são muitos e estão relacionados especialmente à baixa quantidade de vitaminas e nutrientes presentes – enquanto por outro lado geralmente possuem muito açúcar, sal, gordura e aditivos químicos, como conservantes. Seguir essa “dieta” por vários dias consecutivos pode rapidamente aumentar seus níveis de colesterol, glicose e percentual de gordura, problemas que se relacionam com doenças cardiovasculares, dentre outras.
  3. Relógio não é fantasia: Se você é folião, sabe que o carnaval pode ser curtido de manhã, à tarde, à noite e até entrando pela madrugada. E nessa maratona de alegria, a alimentação acaba ficando prejudicada por dois motivos: o primeiro são as opções reduzidas que podem levar ao perigo nº 3 acima; o segundo é a desregulação do chamado “relógio biológico”. Nosso corpo se adapta à nossa rotina e quando quebramos isso de forma muito brusca podemos afetar o funcionamento do intestino, por exemplo. Além disso, sem um café da manhã adequado, é possível que o restante do dia tenha consumo desproporcional de calorias, ainda mais com um gasto de energia elevado.

Como deve ser minha alimentação após o carnaval?

A linha de raciocínio é bem simples: tudo que não foi feito antes e durante o carnaval, deve ser compensado gradualmente depois da folia, com uma alimentação balanceada, distribuída ao longo do dia. Vamos explicar com orientações que podem ser adaptadas a todo tipo de rotina e se relacionam com os perigos já citados:

Descubra a melhor alimentação depois de curtir o carnaval

  • Reidrate-se de forma direta e indireta. Uma boa iniciativa é ter uma garrafa ou squeeze próprio e consumir a quantidade recomendável de água para seu corpo e suas atividades (no mínimo 1,5L todos os dias). Evitar bebidas alcoólicas por algum tempo também pode ser uma boa ideia! A maneira indireta é consumindo alimentos ricos em água, como o pepino, o aipo e a melancia, que podem ser adicionados a várias receitas diferentes e até na sobremesa. Abuse dos sucos de fruta, que também são ricos em vitaminas e de quebra fortalecem o sistema imunológico.
  • Outra dica valiosa é experimentar os diferentes sucos detox, que irão ajudar seu corpo a eliminar as toxinas presentes no organismo. Que tal 1 copo a cada dois dias para entrar no ritmo da alimentação saudável? Couve, cenoura, laranja, ameixa, limão, dentre outros ingredientes, podem servir como poderosos aliados para se reequilibrar de forma rápida e eficaz. Mas cuidado: procure profissionais qualificados ou fontes confiáveis, seguir qualquer receita na internet não substitui uma consulta nutricional individual e pode causar danos sérios à sua saúde.
  • Prefira alimentos naturais, como saladas variadas (se forem com grãos, melhor ainda!), frutas e legumes. Pela quantidade enorme de aditivos químicos presente na alimentação industrializada, é muito importante dar um “descanso” para nosso sistema digestório e ingerir algo o mais natural possível. Além disso, as fibras e vitaminas presentes nesses alimentos auxiliam várias outras partes fundamentais do nosso corpo, como o sistema imunológico.O consumo de alimentos naturais também atua na diminuição do sal, que pode ser um vilão na nossa alimentação e retém líquidos, tornando os contornos corporais maiores do que realmente são massa muscular, gordura e estrutura óssea.

O que eu ainda preciso saber depois do carnaval?

Descubra a melhor alimentação depois de curtir o carnaval

Se você está lendo este artigo, provavelmente estampou um sorriso durante esta época tão alegre que é o carnaval. E a última coisa que queremos é que o fim da folia traga consigo uma tristeza ou queda de autoestima ligada ao ganho de peso ou pela “fugidinha” da dieta.

Não se preocupe: é necessário muito mais que alguns dias de descuidos para causar danos definitivos à sua alimentação. Principalmente se antes do carnaval você seguia a maioria das dicas que falamos aqui! Aproveite o descanso com boas noites de sono e retome sua rotina, com o tempo os resultados irão aparecer.

Caso você já estivesse com hábitos alimentares pouco recomendáveis, esse pode ser um bom momento para agendar uma consulta nutricional e reavaliar sua dieta para buscar uma vida mais saudável, com o bem-estar em alta! A boa notícia é que da mesma forma você poderá atingir seus objetivos se seguir as orientações de profissionais qualificados.

Se quiser saber mais sobre nutrição, dicas de saúde, beleza e cirurgias plásticas, entre em contato com o Instituto PERFACE! Nossa equipe está à disposição para tirar suas dúvidas ou agendar uma visita, será um prazer!

Saiba mais sobre