Descubra os segredos para potencializar os resultados da Lipoaspiração

Você provavelmente conhece ou já ouviu falar da lipoaspiração. Esse procedimento cirúrgico é um dos mais procurados do mundo, porque atua nas gorduras localizadas que muitas vezes são difíceis de eliminar através de outros meios. Neste artigo, nós vamos relembrar todos os benefícios da lipoaspiração e desvendar os segredos por trás dos melhores resultados. Esperamos que você goste!

O que é exatamente “gordura localizada”?

Antes de abordar a lipoaspiração, é importante que o paciente entenda o que é a chamada “gordura localizada”, pois compreendendo sua origem e características, poderá saber se é realmente o caso de buscar esse procedimento.

A gordura localizada ou subcutânea é o excesso de tecido adiposo, é formado naturalmente pelo nosso corpo, como uma espécie de armazenamento automático com origem na “sobra” de energia, em diversas áreas do corpo.

Ela existe porque nosso organismo se prepara para qualquer emergência, nesse caso, a falta de energia (que vem da glicose). Ele cria uma reserva energética com as calorias que consumimos acima do que precisamos para manter nosso corpo funcionando e capaz de realizar nossas atividades diárias.

Essa é a chave para não sentir culpa ao não conseguir eliminas as “pochetes” ou “pneuzinhos”, já que armazená-las faz parte do nosso metabolismo natural. Ao longo dos anos, evidentemente, se tivermos uma rotina sedentária, elas irão se acumular excessivamente e aí sim podem vir a causar problemas de saúde. Vale lembrar também que desequilíbrios hormonais podem ser causadores ou estimuladores do ganho de peso e gordura localizada (nesses casos, é preciso consultar um endocrinologista).

Nas mulheres, as regiões mais comuns para a gordura se acumular são: abdome, flancos (onde ficam os “pneus”) e culotes. Entre os homens, são o abdome e a região torácica. Agora vamos voltar nosso foco à lipoaspiração e os segredos para potencializar os resultados.

Será que eu tenho indicação para uma Lipoaspiração?

Descubra os segredos para potencializar os resultados da Lipoaspiração

A lipoaspiração é a segunda cirurgia plástica mais realizada no Brasil – e também a segunda mais aplicada em homens. Mas é bastante comum vermos pacientes que buscam o procedimento sem que ele seja o mais indicado no seu momento! As indicações para lipoaspiração são:

  • Sentir incômodo geral por excesso de gordura localizada;
  • Não conseguir obter resultados positivos em perda de gordura com exercícios físicos mesmo com metabolismo equilibrado;
  • Não obter resultados positivos com dietas para minimizar gordura localizada, mesmo estando no peso ideal;
  • Possuir problemas de autoestima relacionados à uma região do corpo que impede uma silhueta equilibrada, uso de determinadas roupas, ou qualquer atividade social.

A lipoaspiração visa aperfeiçoar o contorno corporal através da retirada de gordura localizada, por isso é mais indicado para pacientes adultos, com a pele firme e bom tônus muscular. Caso contrário, é possível que os resultados sejam menos visíveis.

A lipoaspiração não é um tratamento para a obesidade! O Instituto PERFACE tem como um de seus pilares o respeito à individualidade de cada paciente, mas também é nosso dever desconstruir alguns mitos do senso comum, para não gerar uma expectativa falsa no paciente, que certamente irá acarretar em queda de autoestima. Vale ressaltar que existe um limite de segurança para retirada de gordura do corpo, de aproximadamente 7%.

Isso não quer dizer que ela não cause perda de peso, pelo contrário: é normal que haja diminuição no peso corporal de quem realiza a cirurgia, este só não pode ser o foco do procedimento. E os melhores resultados são obtidos com a ajuda de outras ações, como reeducação alimentar e prática de exercícios físicos.

Da mesma forma, a lipoaspiração não é um tratamento para celulites, estrias ou pele flácida. Essas características podem ser minimizadas, mas o correto tratamento para elas não é este e geralmente envolve outros tratamentos como abdominoplastia, laser, microagulhamento, ultrassom microfocado, entre outros.

Quais são os segredos para potencializar os resultados da Lipoaspiração?

Entendemos que a lipoaspiração, assim como qualquer procedimento em cirurgia plástica, não pode ser entendida como a solução para os problemas do(a) paciente. Muitas vezes as pessoas traçam uma meta e afirmam para si mesmas que só serão felizes quando atingirem-na, mas o que observamos é que esse comportamento está ligado à baixa autoestima e pode conter sintomas de depressão.

Sendo assim, o primeiro passo para potencializar os resultados da lipoaspiração é entendê-la como uma ferramenta na busca do seu bem-estar. Pode parecer simples, mas não é!

Nós já demos dicas ao longo do artigo sobre o segundo passo, que envolve mudar os seus hábitos. Ou seja, não adianta remover a gordura localizada e manter a mesma alimentação altamente calórica e uma rotina sedentária. O que irá acontecer ao longo do tempo é que o corpo irá novamente acumular tecido nos mesmos locais.

Por isso o segundo segredo para potencializar os resultados da lipoaspiração vem antes mesmo da realização do procedimento: encare a cirurgia como grande mudança para uma vida mais saudável e ativa. Os efeitos serão visivelmente melhores e você também terá ganhos no campo da saúde, se prevenindo contra doenças cardiovasculares, diabetes, dentre outras.

Caso esteja acima do peso (nem todos os casos são de obesidade), é recomendada uma dieta apropriada e uma rotina de exercícios físicos regulares. Aqui no Instituto PERFACE, contamos com os serviços de nutrição clínica, nutrição esportiva e personal trainer para ajuda-lo a eliminar o excesso de peso.

O terceiro passo para potencializar os resultados da lipoaspiração está ligado aos cuidados que o paciente pode e deve ter depois da cirurgia plástica! A aspiração da gordura localizada gera naturalmente uma flacidez na área pela redução repentina do tecido subcutâneo.

Portanto se o paciente associar a lipoaspiração com procedimentos dermatológicos, como o ultrassom, e estéticos, como a massagem linfática, poderá diminuir o inchaço do pós-operatório e reduzir a flacidez. Os resultados ficarão visíveis mais rapidamente e a pele do local renovada. Consulte seu cirurgião plástico para que ele aponte os procedimentos mais indicados para o seu tipo de pele e quantidade de gordura retirada.

O que mais eu devo saber sobre a Lipoaspiração?

Descubra os segredos para potencializar os resultados da Lipoaspiração

Vale destacar os principais locais do corpo onde a lipoaspiração pode ser aplicada. Muita gente acha que ela se limita à barriga e bumbum, mas submento (“papada”), braços, região torácica, abdome, cintura, costas, quadril, glúteos, coxas, região interna do joelho e pernas também se beneficiam desse procedimento.

A retirada de gordura localizada em outras regiões não é impossível, porém geralmente não pode ser feita através do procedimento da lipoaspiração, podendo comprometer o funcionamento de órgãos ou glândulas. Seja qual for seu objetivo, converse com a equipe médica responsável e seja sempre transparente quanto aos seus desejos e resultados aguardados.

Curtiu o artigo? Quer agendar uma consulta ou visita para saber mais informações sobre a lipoaspiração ou qualquer outra cirurgia plástica? Entre em contato conosco! Nós, do Instituto PERFACE, teremos o maior prazer em atendê-lo.

Saiba mais sobre