Descubra porque a mastopexia é procurada por mulheres de todas as idades

O ­Brasil é um dos países que mais realiza cirurgias plásticas no mundo, observando um aumento neste número nos últimos três anos (2014 a 2016), segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Enquanto o implante de próteses de silicone (mamoplastia para aumento) é a cirurgia mais procurada, a Mastopexia já aparece em quarto lugar. Neste artigo, vamos explicar porque esse procedimento vem ganhando cada vez mais espaço e seus principais benefícios.

Por que realizar uma mastopexia?

Descubra porque a mastopexia é procurada por mulheres de todas as idades

A mamoplastia para aumento do volume dos seios ainda é objeto de desejo de muitas mulheres. Porém, o que muitas delas acabam descobrindo ao consultar um especialista em cirurgia plástica é que a intervenção mais indicada é uma mastopexia.

Isso acontece porque o implante de próteses de silicone não resulta, necessariamente, em uma mudança no posicionamento dos seios, de forma com que fiquem menos “caídos”. Esse é justamente o objetivo principal da mastopexia.

Geralmente, mulheres insatisfeitas com a posição das mamas não têm problemas com volume dos seios, mas flacidez excessiva nesta região e/ou mamilos e aréolas muito baixos. Isso pode ser corrigido com a retirada do excesso e reposicionamento de tecido, além de outras alterações conforme o corpo de cada paciente, que vamos listar mais abaixo.

Antes da mastopexia: como evitar que os seios caiam?

Descubra porque a mastopexia é procurada por mulheres de todas as idades

Esse é um tópico recorrente entre as mulheres, mas antes de abordá-lo diretamente, é preciso ressaltar: toda parte do corpo envelhece. Com os seios não é diferente. Por isso, procure sempre trabalhar sua autoestima para que a mastopexia ou qualquer cirurgia plástica não vire uma válvula de escape, mas sim uma ferramenta para ganho de confiança e sociabilidade. O tempo passa para todos e uma das nossas missões aqui no Institulo PERFACE é fazer com que o espelho deixe de ser um bicho de sete cabeças.

Voltando à prevenção da flacidez nos seios, o segredo está no cuidado com a pele e a saúde. Se você tiver grande volume e não usar um sutiã que se adapte ao seu corpo, a pele dos seios estará sofrendo os efeitos da gravidade, sendo esticada com o tempo, e esta é um das causas da flacidez, além de variações de peso e fatores genéticos. Fazer exercícios físicos regulares, fortalecendo a musculatura da região, e manter uma dieta equilibrada, evitando alterações drásticas de peso, também são ações preventivas para os seios “caídos”.

A mastopexia pode minimizar os efeitos da amamentação?

Descubra porque a mastopexia é procurada por mulheres de todas as idades

Sim! A gravidez gera inúmeras alterações no corpo da mulher, que está se preparando para hospedar um corpo vivo durante nove meses. Essas mudanças incluem os seios, que após o parto ainda precisam ser a única fonte de alimentação do bebê durante pelo menos seis meses (segundo orientações da Organização Mundial da Saúde).

Algumas mães ainda amamentam até os dois anos de idade dos filhos – ou mais. Após o retorno do corpo às dimensões pré-gravidez, é normal que isso cause flacidez nas mamas, acompanhada ou não de aréolas alargadas e bico dos seios muito baixos.

Além da questão estética, muitas mulheres têm sua autoestima abalada por não conseguir retornar ao corpo de antes, ainda que o peso seja o mesmo. Este é o caso de buscar uma mastopexia, que irá remodelar os seios, tornando-os novamente condizentes com a estrutura corporal da mulher.

Implante de silicone e mastopexia podem ser feitos juntos?

Sabemos que o anseio por uma cirurgia plástica, seja uma mastopexia ou uma rinoplastia, muitas vezes é grande e aqui no Instituto PERFACE nós observamos de perto os ganhos em autoestima e estética em nossas pacientes. Por isso, após avaliação médica minuciosa, é possível realizar, em uma mesma cirurgia plástica, dois procedimentos.

No casomastopexia e do implante de próteses de silicone, a vantagem é que o cirurgião poderá reposicionar a aréola e o mamilo já levando em consideração o novo tamanho dos seios.

Por outro lado, é necessário que a paciente tenha boa disponibilidade e cumpra com as exigências do pós-operatório, já que terá parte dos movimentos limitados por alguns dias.

Deseja saber mais informações sobre a mastopexia ou qualquer outro procedimento? Gostaria de ser avisado sobre condições especiais para cirurgias plásticas? Entre em contato! Nós, no Instituto PERFACE, teremos o maior prazer em atendê-lo.

Saiba mais sobre