Dicas indispensáveis para cuidar da pele do homem

Como falamos anteriormente, a parcela de homens que aderiram aos procedimentos cirúrgicos aumentou muito e a procura pelos tratamentos de pele também. Pela necessidade de se parecer mais jovem, mantendo a competitividade no mercado de trabalho e pelas exigências de cuidados com o corpo, o homem contemporâneo presta muito mais atenção quando o assunto é beleza. Entretanto, existem particularidades da pele do homem que precisam ser reveladas para que o cuidado seja assertivo. Pensando nisso, a dermatologista do Instituto PERFACE, Drª Tainah de Almeida, traz informações importantes para que todo homem saiba se cuidar com eficiência.

A pele do homem é muito diferente da feminina! De forma geral, a textura da pele masculina é mais áspera, pois ela é em média 20% mais espessa que a das mulheres, principalmente devido à presença de pelos mais grossos que recobrem a maior parte do corpo dos homens e pela maior concentração de colágeno. Além disso, a maior incidência de glândulas sebáceas na pele dos homens colabora para a produção de sebo duas vezes maior que a feminina. Com isso, homens tendem a ter a pele mais oleosa, com poros dilatados, comedões e acne mais precoce, mais grave e mais prolongada. Essas diferenças são ocasionadas principalmente devido à presença de mais testosterona no organismo masculino. Isso sem falar que homens suam muito mais que as mulheres, detém pH cutâneo mais ácido e ainda sofrem com agressões da pele causadas pelo barbear rotineiro. Por esses motivos, homens precisam de cuidados com a pele específicos e aqui vão algumas dicas!

Lavagem diária precisa ser um hábito diário!

A pele facial masculina precisa de lavagem diária com um sabonete específico para o rosto. Diferentemente dos sabonetes corporais, que ressecam a pele, é importante optar por um produto que não deixe a pele do rosto tão seca, pois, por mais que a pele do homem seja mais oleosa, o corpo tenta compensar o ressecamento provocado pelo sabonete ativando ainda mais as glândulas sebáceas. É muito importante escolher um sabonete facial de uso diário recomendado pelo seu dermatologista e indicado para a sua individualidade.

Cuidados com o barbear.

Homens sofrem muito com a barba! Além de gerar microlesões repetidamente na pele, o uso de substâncias que aliviam o barbear podem entupir os poros. O uso do tônico adstringente pelo menos três vezes na semana, na maioria dos casos, é muito recomendado para a remoção das impurezas que se agarram à pele. Além dessa dica, uma opção para quem sofre com pelos encravados é esfoliar semanalmente a pele, combatendo a oleosidade e surgimento de cravos.

Hidratação facial também vale para os homens!

O esforço para manter a pele hidratada externamente com produtos tópicos também vale para os homens, mas de nada adianta se a sua atenção não está redobrada quanto à hidratação interna. Beba bastante água, de 2 a 3L de líquido por dia (dentre água, chás e sucos claros). Como produtos ideais para a pele masculina, para evitar aquela sensação “melada”, opte por loções e géis que são geralmente mais leves e refrescantes do que os cremes. Alguns produtos no mercado também ajudam a regular o excesso de oleosidade e contribuem para a diminuir o brilho do rosto.

Não se esqueça do filtro solar!

A aplicação de filtro solar diariamente é fundamental! Por mais que alguns homens escolham utilizar a barba um pouco maior, essa proteção não é o suficiente para prevenir a pele dos efeitos nocivos da radiação solar. Portanto, utilize um filtro solar indicado para o seu tipo de pele de fator 30 no mínimo todos os dias, combinado?

Lembre-se que essas são dicas gerais e cada homem tem a sua individualidade. Então, entre em contato com o Instituto PERFACE e marque a sua consulta com a nossa equipe de dermatologia e acompanhe o nosso site para mais conteúdos completos sobre como manter a sua pele bonita e saudável!

Saiba mais sobre