Entenda a Rinoplastia em nariz negroide

Se seu nariz possui traços da raça negra independente da cor da pele, este artigo pode ser muito útil! Muita gente já conhece alguns benefícios de uma rinoplastia, cirurgia plástica no nariz que visa conferir mais harmonia facial. O que a maioria não sabe é que cada pessoa possui a sua individualidade e cada perfil nasal possui características que devem ser observadas e respeitadas durante uma rinoplastia. Já falamos em outros artigos do nariz asiático e do nariz caucasiano, agora chegou a vez do nariz negroide e suas particularidades!

Os benefícios da rinoplastia além da estética

Antes de abordarmos tudo sobre o nariz negroide, é crucial que você saiba de todos os benefícios da rinoplastia, válidos para todos os pacientes, e que superam muito o clichê da cirurgia plástica como sinônimo de superficialidade.

E para quebrar este paradigma, nada melhor do que começar com os ganhos funcionais. A melhora na respiração, proporcionada pelo reforço das cartilagens ou pela associação da rinoplastia com outros procedimentos específicos (para tratamento de desvio de septo, por exemplo), pode trazer grande benefício para sua qualidade de vida. É comum que essas melhorias solucionem problemas que às vezes duram anos ou até décadas. Se você sofre com alergias crônicas e problemas no sono, pode ter seu bem-estar transformado para melhor. É importante deixar claro que a rinoplastia não substitui tratamentos clínicos indicados por outros especialistas, como otorrinolaringologistas.

Outro benefício frequentemente subestimado é o campo da autoestima. Ao contrário do que muita gente afirma, nós observamos ao longo dos anos, aqui no Instituto PERFACE, que o crescimento da autoestima é talvez o principal ponto positivo em uma cirurgia plástica. No caso da rinoplastia em nariz negroide ou qualquer outro, esses ganhos ficam ainda maiores por ser uma região central e muito evidente.

É possível encontrar pacientes que possuem incômodos relacionados ao nariz desde a infância, inclusive tendo sofrido com bullying e brincadeiras maldosas durante anos. Para essas pessoas, a rinoplastia significa a possibilidade de virar a página e não encarar aquelas lembranças tão dolorosas diariamente, em gestos simples como se olhar no espelho.

Por último, não poderíamos deixar de citar os famosos ganhos estéticos. Queremos deixar muito claro que todas as pessoas possuem sua própria beleza! O que as cirurgias plásticas visam é a melhoria das características individuais. No caso da rinoplastia, isso se traduz no aperfeiçoamento do formato do nariz, harmonizando-o com o conjunto do rosto. Isso pode incluir mudanças no dorso nasal (parte que começa entre os olhos e segue até próximo à ponta), nas asas do nariz ou na ponta nasal, dentre outras.

É extremamente importante ser sincera(o) com o seu cirurgião plástico, pois aquela ideia de “nariz ideal” que muitos pacientes chegam pode não ser favorável ao seu tipo de face.

Vale lembrar que todos esses procedimentos também são aplicados na cirurgia reconstrutiva, depois de acidentes, restaurando partes prejudicadas e devolvendo a sociabilidade ao paciente.

Quais as características do nariz negroide?

Você provavelmente está pensando sobre as características do seu nariz em comparação com os demais. É evidente que geneticamente não há diferença – todos os narizes da espécie humana são iguais -, mas quando falamos em nariz negroide, geralmente isso significa que:

  • A base do nariz é larga;
  • O dorso nasal (área central que se estende da região entre os olhos até a ponta) é curto e pouco projetado (baixo);
  • As narinas (orifícios) são grandes ou maiores que outros perfis nasais e horizontalizadas;
  • A ponta do nariz é arredondada e não é “pontuda” (pouco projetada).
  • A pele do nariz é bastante espessa;
  • As cartilagens alares (das asas nasais) são largas e não muito rígidas.

Quais são as vantagens da Rinoplastia em nariz negróide?

Antes de tudo, o cirurgião plástico que receber a missão de fazer uma rinoplastia em nariz negroide precisa ter a experiência necessária para manter os traços étnicos e simultaneamente atender aos desejos do paciente. Um dos casos mais famosos da história mundial é o do artista Michael Jackson, que abusou das intervenções cirúrgicas e mudou completamente todas as suas feições.

No caso da rinoplastia em nariz negroide, é possível que a cirurgia plástica atue em algumas características-chave para aumentar a harmonia facial, proporcionando as seguintes mudanças:

  • Maior projeção da ponta do nariz, podendo ou não incluir um enxerto de outro local;
  • Redução das asas nasais, diminuindo o espaço total ocupado pelo nariz no rosto;
  • Aumento no dorso nasal (área central que se estende da região entre os olhos até a ponta), buscando alongar o nariz e uma projeção em relação ao rosto mais evidente;
  • Refinamento da ponta nasal deixando o nariz mais delicado;
  • Rotação da ponta do nariz buscando um ângulo adequado em relação ao rosto para corrigir o aspecto de ponta “caída”;
  • Projeção da columela (tecido localizado entre as duas narinas);
  • Reforço das cartilagens nasais para evitar ou tratar obstruções respiratórias;
  • Entre outros, de acordo com o objetivo do paciente.

Agora conte pra gente, o que você achou do artigo? Em caso de qualquer dúvida sobre a Rinoplastia ou qualquer outro procedimento, entre em contato com o Instituto PERFACE! Teremos o maior prazer em lhe atender.

Saiba mais sobre