Posicionamento do Instituto PERFACE em relação a reportagem

O acido retinoico, assim como outras medicações da classe dos retinóides, vem sendo utilizado ha mais de 20 anos por dermatologistas do mundo inteiro, apresentando resultados clínicos muito satisfatórios.

Algum grau de irritação, vermelhidão, pode ocorrer com o uso da medicação. Dai a importância do acompanhamento com um médico especialista, para que o paciente seja bem orientado quanto ao uso do ácido retinóico e com os cuidados que devem ser tomados durante o tratamento.

 Há vários trabalhos científicos comprovando a eficácia dos retinóides. Publicações  isoladas podem mostrar resultados díspares e polêmicos, que devem ser avaliados criteriosamente. 

Dra. Patrícia Damasco (Dermatologista do Instituto PERFACE)

Especialistas contestam estudo que questiona ação do ácido retinoico contra o envelhecimento

Link para a reportagem completa (UOL Mulher Beleza)

Isabela Leal
Do UOL, em São Paulomulher-aplica-creme-no-rosto-acido retinoico

No final de 2011 um estudo publicado pelo British Journal of Dermatology (Jornal Britânico de Dermatologia) gerou polêmica entre os dermatologistas de todo o mundo. A pesquisa mostrou que o ácido retinoico –queridinho entre os médicos para tratar sinais de envelhecimento– pode não ser assim tão eficiente quanto se acreditava até então. Segundo o estudo, doses elevadas do ácido levam a uma irritação que pode evoluir para uma inflamação e, em vez de estimular a produção de colágeno (uma das fibras de sustentação da pele), causar sua destruição, levando ao envelhecimento.

Para a maioria dos médicos ouvidos por UOL Mulher, as premissas do estudo não são válidas, visto que a prática clínica comprova que a tretinoína (princípio ativo do ácido retinoico) é eficiente no combate ao envelhecimento e a irritação é um sintoma normal do tratamento (desde que não seja intensa e nem se manifeste por tempo prolongado). Os dermatologistas também argumentam que todo médico consciente e sério controla as concentrações e, consequentemente, as reações adversas.  “O processo inflamatório da tretinoína é auto-limitado, dose-dependente e totalmente reversível, sem respaldo de que tenha a capacidade de envelhecer a pele, pois a avaliação clínica em três décadas de prática mostra exatamente o contrário”,  diz o dermatologista Adilson Costa, chefe do serviço de dermatologia da PUC-Campinas. “Este estudo é o único que contradiz todos esses anos de pesquisa que comprovam o efeito do ácido retinoico em relação à proliferação de fibras colágenas e reorganização de fibras elásticas”, ressalta o especialista.

Para o dermatologista João Carlos Lopes Simão, coordenador do ambulatório de cosmiatria do Hospital das Clínicas da USP, de Ribeirão Preto (SP), o efeito prejudicial do ácido só foi observado nesse estudo quando havia irritação na pele do paciente. “Mas os dermatologistas já têm por hábito suspender, reduzir ou orientar o uso em dias alternados quando o paciente apresenta irritação”, diz Simão. Para ele, não há dúvidas: as pessoas que usam ácido retinoico têm uma pele saudável e o estudo veio corroborar a prática adotada pelos médicos ao londo dos anos: diminuir o uso da substância quando ocorre irritação. “Agora sabemos que essa irritação pode ser um sinal de dano ao colágeno. Nesse caso, como ocorre nos peelings e lasers fracionados, ao terminar a inflamação o organismo responde fazendo novo colágeno e de melhor qualidade, consequentemente isso combate os efeitos do envelhecimento”, pontua o professor.

Em tempo: mesmo sendo aplicado à noite, o tratamento com ácido retinoico exige o uso regular de protetor solar. “Isso é imprescindível para que o efeito do tratamento seja pleno e seguro. Não existe nenhuma alternativa nesse sentido, caso contrário, as consequências podem ser danosas para a pele”, destaca a dermatologista Maria Fernanda Gavazzoni, professora do curso de pós-graduação em dermatologia do Instituto Professor Azulay, da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.

Saiba mais sobre

  • Giovana Paulino

    Boa Tarde! gostaria de tirar dúvidas,comecei fazer o uso de (ácido retinóico 0,25%, mais hidroquinona 5%,mais creme gel pp,15,0g)usando em dias alternados com orientação médica para fazer o peeling…..mais durante o uso do produto acima ,causou muita vermelhidão coceira forte e ao passar o protetor causa uma ardencia…Se poder me ajudar quer,gostaria de saber uma segunda opinião….Pois eu já fiz uso antes e não aconteceu nada porém a composição foi um pouco diferente,vou descrever á qual usei e não teve nenhuma reação………
    ÁCIDO RETINÓCO 0,25%
    ÁCIDO KOICO 3%
    HIDROQUINONA 5%
    DEXAMETASONA 0,05%
    ALFA BISABOLOU 1%
    FUCOGEL 1000PP 3%
    ANTIOXIDANTEQs
    serum siliconado QsQ 40ml….

    DESDE JÁ FICO GRATA!

    • OLÁ BOA TARDE
      EM RELAÇÃO AO USO DO ÁCIDO RETINÓICO, PODE OCORRER VERMELHIDÃO, COCEIRA, ARDÊNCIA E DESCAMAÇÃO DA PELE. TUDO ISSO DEPENDE DA CONCENTRAÇÃO DO ÁCIDO E DO TEMPO DE USO DESSE PRODUTO, BEM COMO DA ÉPOCA DO ANO – NA SECA ESSES EFEITOS SE ACENTUAM. ISSO NÃO OCORRE SEMPRE, MAS SE IRRITAR TEM QUE PARAR UNS DIAS, E VOLTAR USANDO ALTERNADO.
      ORIENTO QUE ALTERNE COM UM HIDRATANTE (PODE SER O CETAPHIL HIDRATANTE FACIAL) E QUE PROCURE O DERMATOLOGISTA PARA REAVALIAR A COMPOSIÇÃO DO CREME E INCLUIR OS COMPONENTES QUE AJUDAM A MINIMIZAR OS EFEITOS DO ÁCIDO (ALFA BISABOLOL E DEXAMETASONA , POR EXEMPLO)
      ESTAMOS À DISPOSIÇÃO !!
      DRA ANA REGINA
      Dermatologista PERFACE Bem Estar