atividade-fisica-gestantesConstituído por 40 semanas, o período gestacional é heterogêneo em seus aspectos fisiológicos, metabólicos e nutricionais. O primeiro trimestre da gestação é caracterizado por grandes modificações biológicas devido à intensa divisão celular que ocorre nessa fase. Cabe ressaltar que a saúde do embrião irá depender da condição nutricional e fisiológica pré gestacional da mãe.

O segundo e terceiro trimestres integram outra etapa para a gestante, em que as condições ambientais irão exercer influência direta no estado nutricional do feto. O ganho de peso adequado, o fator emocional e o estilo de vida serão determinantes para o crescimento e desenvolvimento normais do feto. São 28 semanas, aproximadamente, um período relativamente curto pela importância que assume quanto às condições de morbi-mortalidade materna e fetal. Por esse motivo, a disciplina materna, relacionada com os seus hábitos de vida e a qualidade da assistência pré-natal, será responsável pelas conseqüências imediatas e futuras, tanto para a mãe quanto para a criança.

A recomendação de calorias é variável de acordo com o IMC pré gestacional da paciente e trimestre da gestação. Se faz necessário atenção especial a recomendação de proteínas e de alguns micronutrientes, tais como: cálcio, ácido fólico, ferro, zinco, vitamina A e C.

Os benefícios da prática de atividades físicas durante a gestação são diversos. O exercício, bem orientado, irá prevenir as lombalgias frente à hiperlordose que surge durante a gestação, em função da expansão do útero na cavidade abdominal e o conseqüente desvio do centro gravitacional. Vários estudos afirmam que a atividade cardiovascular durante a gestação se eleva comparada ao período não gestacional. No entanto, com a prática regular de exercícios físicos reduz-se esse estresse cardiovascular, o que reflete, em frequências cardíacas mais baixas, maior capacidade de oxigenação, menor pressão arterial, prevenção de trombose e varizes, e redução do risco de diabetes gestacional. As vantagens se estendem ainda, aos aspectos emocionais, contribuindo para que a gestante torne-se mais satisfeita com a aparência física e eleve a autoestima.

Procure profissionais qualificados e capacitados para que, através de métodos personalizados, sejam prescritas as orientações corretas do seu programa de exercícios físicos e nutricional em busca do seu objetivo.

Rogério Barros
Nutricionista e Personal trainer
CRN 1 / 9683, CREF 4958G/DF

Saiba mais sobre