Hidratantes corporais: creme, óleo, loção, gel... Qual devo utilizar?

Hidratante é um produto indispensável na vida de todos, não é verdade? O crescimento da compra desse tipo de produto não só é registrado no público feminino como também os homens estão cada vez mais incorporando o seu uso no dia-a-dia. E não é para menos! Com as baixas temperaturas do inverno e com o clima mais seco, adotar o uso dos hidratantes corporais em sua rotina é uma questão de proteção e manutenção da integridade e da beleza da pele. Entretanto, em meio a tantas opções no mercado, você sabe qual tipo de hidratante é mais recomendado para você? A dermatologista do Instituto PERFACE, Drª Tainah de Almeida, entrega um guia completo para você tirar essa dúvida!

Para manter a pele hidratada, macia e bela o hidratante é um item indispensável. Seja no inverno ou no verão, a sua utilização restaura e protege a nossa pele das agressões diárias e atenua os efeitos do sol e do frio. No entanto, a busca pelo hidratante correto pode se tornar difícil, pois existem diversos fatores a serem levados em consideração.

O ideal é se atentar a:

  • Textura e adequação ao seu tipo de pele
  • Facilidade de absorção
  • Princípios ativos e restrições para peles sensiveis/alérgicas
  • Capacidade de proteção solar

Textura

Os hidratantes agem na sua pele de formas diferentes. Os que agem por oclusão (à base de óleos vegetais, lanolina, vaselina ou silicone) constituem uma barreira que atenua a perda cutânea de água por evaporação. Já os que agem por umectação – geralmente compostos de  glicerina – favorecem a hidratação cutânea ao captar mais umidade e mantê-la na pele. Há ainda os emolientes, que hidratam ativamente a pele, penetrando na camada mais superficial e ligando-se às moléculas de água presentes.

Na maioria das vezes, os produtos apresentam mais de um tipo de mecanismo de hidratação em sua formulação. Independente disso, os hidratantes se diferem quanto à textura. São diversos os tipos: creme, gel, gel-creme, serum, loção, spray, balm, óleo. Por mais que todos cumpram o papel da hidratação, cada um atua de uma maneira diversa na pele.

Creme – o produto ideal para a pele extra seca

O hidratante em creme é o que tem maior consistência. Peles muito secas, sensíveis, alérgicas ou de idosos requerem a hidratação intensa proporcionada pelo creme, uma vez que a sua formulação possui uma textura mais espessa. Dê preferência para produtos mais neutros, sem perfumes, para evitar possíveis alergias. Entretanto, pessoas de pele oleosa ou com acne devem evitar esse tipo de hidratante, principalmente na área do rosto.

Óleo – o produto ideal para o banho ou pós-banho.

Um bom óleo pode fazer maravilhas pela sua pele, pois esse tipo de hidratante impede a perda de água cutânea. O uso contínuo desse produto garante benefícios como maciez, hidratação e luminosidade da pele. O importante é se atentar que a utilização desse tipo de hidratante corporal é indicada somente após o banho, quando há maior umidade na pele, e não devem ser utilizados na pele seca. Já os óleos corporais de banho evitam o ressecamento pois, após o enxague, formam uma película protetora sobre a pele que retém a umidade do banho.

Serum – ideal para o rosto e para peles oleosas

Os séruns são produtos com fórmulas mais líquidas, fluidas e livres de óleo, desenvolvidos para facilitar a penetração dos seus ativos e hidratar de forma eficaz e suave a pele. Com textura mais leve, é indicado para o rosto e peles com tendência à oleosidade.

Gel – ideal para peles oleosas ou mistas

Os produtos hidratantes em gel apresentam textura leve, não deixando a pele oleosa após o uso. Por serem menos gordurosos do que as formulações em creme, são ideais para as peles oleosas e também para peles mistas – cuja oleosidade se mantém apenas nas regiões da testa e do nariz (zona T), além de áreas com muitos pelos, como braços e pernas.

Gel-creme – indicado para peles normais a mistas

Os hidratantes gel-creme tem hidratação intensa, com densidade intermediária, também não aumentando a oleosidade da pele. Sua fórmula de textura leve e não oleosa espalha fácil e é absorvida pela pele rapidamente, garantindo uma pele hidratada e macia, mas sem brilho.

Spray – para quem gosta de praticidade

Apesar de recentes aqui no Brasil, os hidratantes em spray costumam ser os preferidos daqueles que não gostam de perder tempo passando hidratante no corpo. A vantagem é que esses produtos não deixam aspecto engordurado e espalham bem, sendo rapidamente absorvidos, ideais para o corpo, áreas com muitos pelos e indicados para  todos os tipos de pele.

Os princípios ativos

Além da base hidratante, um ponto de extrema importância são os princípios ativos da formulação desses produtos, pois alguns podem intensificar o poder de hidratação, adicionar benefícios interessantes ou até mesmo gerar reações adversas. Os mais encontrados no mercado são:

  • Ureia: auxilia na retenção de água pela pele, mas em concentrações altas gera descamação cutânea. Por esse motivo, a maioria dos cremes para os pés apresentam ureia em alta concentração , para ajudar na esfoliação e afinamento de áreas de pele mais grossa.
  • Ácido hialurônico: muito comum em cremes antirrugas, possui grande capacidade de atração de água, conferindo maior elasticidade à pele.
  • Óleo de amêndoas: ajuda na prevenção de estrias e garante suavidade à pele, sendo muito recomendados na gravidez.
  • Vitamina C: auxilia na prevenção da flacidez e rugas por sua ação antioxidante.

Se você notar que a pele ainda está seca ou ficou muito oleosa com um determinado produto, troque para outro de textura diferente, sempre com auxílio do seu dermatologista, principalmente se você possui alguma irritação ou alergia cutânea.

Não se esqueça de que um hidratante com protetor solar é uma ótima escolha! No dia-a-dia e fora de horários de pico de radiação ultravioleta, os hidratantes acrescidos de filtro em suas fórmulas funcionam muito bem, mas se você for realizar alguma atividade com grande exposição solar, o ideal é um protetor solar com alto FPS e PPD.

E não deixe de ver o artigo de como cuidar da sua saúde no inverno, com várias informações muito importantes para você manter a sua pele maravilhosa e muitas outras dicas de nutrição e de exercícios físicos também.

Quer saber mais sobre como manter sua pele linda e saudável? Acompanhe o nosso site para mais conteúdos completos e agende um contato com nossa equipe de dermatologia! Revele a sua beleza! 😉

Saiba mais sobre