perface-a

O jogador Dempsey, Capitão da seleção americana, sofreu uma fratura no nariz durante a partida de estréia dos EUA na Copa do Mundo 2014. Após exames, o departamento médico estuda a utilização de uma máscara para proteger o rosto do jogador de novas lesões.

Quando falamos em traumatismos na região facial, o osso mais frequentemente fraturado é o osso do nariz. Por se localizar em uma região central da face, os traumas nasais são muito comuns e por ser um osso proeminente e menos espesso, é mais suscetível à fraturas.

Na prática de esportes de contato, a fratura nasal pode ocorrer e geralmente é acompanhada de sangramento nasal e eventualmente deformidades nasais.

Havendo suspeita de tal traumatismo, é recomendado que o paciente procure um serviço médico para confirmação do diagnóstico que é realizado por meio de exame clínico, raio X e/ou tomografia computadorizada.

A necessidade ou não de correção cirúrgica dependerá da natureza do impacto e do grau de deformidade. Deformidades nasais importantes podem levar a longo prazo, não só a prejuízos estéticos como também funcionais.

Dr. Fernando Nakamura
Cirurgião Plástico
Diretor Técnico Médico
CRM-DF 17.858 / RQE 9333

Fonte: Globo Esporte

Saiba mais sobre