perface-rinoplastia-bA atriz Lisa Kudrow, mais conhecida por seu papel em “Friends” como a desligada Phoebe, em entrevista ao jornal inglês Daily Mail, relatou que aos 16 anos anos realizou uma cirurgia plástica no nariz. Hoje, com 50 anos, Lisa afirma que o procedimento foi um divisor de águas para sua autoestima.

O Cirurgião Plástico Dr. Fernando Nakamura, Diretor do Instituto de Cirurgia Plástica PERFACE, especialista em cirurgia de nariz e face, discorre sobre os benefícios que a cirurgia estética ou rinoplastia pode agregar ao paciente.

A cirurgia de nariz estética ou rinoplastia é um dos procedimentos mais delicados e complexos dentro do universo da cirurgia estética. Por ser uma estrutura central na face com uma anatomia delicada e fundamental na expressão facial, a cirurgia nasal é ao mesmo tempo muito benéfica para o paciente quando bem realizada e um desafio para muitos cirurgiões que buscam “state of the art”.

O cirurgião deve analisar o paciente como um todo, levando em consideração não só o aspecto nasal, mas também a relação do nariz com o restante da face, envolvendo lábios, olhos, formatos das maçãs do rosto e perfil do paciente. Além disso, é importante avaliar aspectos psicológicos que motivaram o paciente a realizar a cirurgia, assim como as expectativas em relação ao resultado.

Adequar a expectativa do paciente a um resultado realista é essencial para a satisfação no pós operatório.

Quando bem indicada, a cirurgia pode trazer um benefício muito grande tanto estético quanto psicológico, havendo melhora da autoestima, autoconfiança, refletindo positivamente em relações familiares, entre amigos e até mesmo no trabalho em alguns casos.

É essencial portanto, que ao realizar uma rinoplastia, a pessoa procure um profissional que tenha bom senso e que veja o paciente como um todo e explique detalhadamente o que pode e o que não pode ser feito, para que expectativas do paciente estejam alinhadas com o que o cirurgião pode oferecer de fato.

Saiba mais sobre