Maquiagem prejudica a saúde da pele?

Para algumas mulheres, o ritual de se maquiar é uma tarefa diária, não é verdade? Só que independente do costume individual, muito se fala sobre os prejuízos que a maquiagem pode trazer para a saúde da pele. Pensando em esclarecer o assunto, a dermatologista do Instituto PERFACE, Drª Tainah de Almeida, esclarece algumas dúvidas e nos traz informações importantes para que consigamos manter a saúde cutânea optando, inclusive, pelos produtos maquiagem mais recomendados no mercado.

Aplicar maquiagem cotidianamente no rosto no início do dia e só retirá-la à noite na volta do trabalho gera diversas dúvidas sobre os possíveis malefícios que os produtos podem causar à pele, como entupimento dos poros, alergias, envelhecimento precoce, entre outros. Um dos mitos mais comuns é que a maquiagem não deixa a pele “respirar”. Isso não necessariamente é verdade se dermos preferência para produtos adequados e tomar outros cuidados que não devem ser negligenciados.

Se você optar por produtos confiáveis e cuidar da sua pele, não há razão para a maquiagem fazer mal à sua saúde. Entretanto, para isso, você precisa conhecer bem as propriedades de cada item do seu make, ok? Produtos que obstruem a transpiração natural da pele e a função natural das glândulas, provocam desidratação e devem ser evitados. Então, vamos lá:

  • Hipoalergênicos: não contém em suas fórmulas substâncias que reconhecidamente causam alergias e irritações, como certos pigmentos artificiais, derivados de petróleo, gordura em excesso, e/ou acidez acentuada.
  • Não comedogênicos: livres de ingredientes que entopem os poros, evitando a formação de comedões e acne.
  • Com enxágue: são produtos com o menor risco de deixar resíduos, ideais para a limpeza de todos os tipos de pele.
  • Com hidratante: opções que funcionam como uma máscara que retém a umidade natural da pele.
  • Com filtro solar: são os produtos que ainda contribuem com fator de proteção solar, prevenindo o fotoenvelhecimento.

Apesar das vantagens desses produtos, lembre-se que, mesmo assim, não é necessário exageros como passar o dia inteiro com a pele carregada de maquiagem, certo?

Já que falamos sobre o uso de maquiagens adequadas, também é muito importante que você não se esqueça de outros hábitos que preservam a saúde da sua pele, como a hidratação diária, a aplicação do protetor solar e a limpeza profunda de toda a oleosidade, sujeira da pele e da própria maquiagem.

O ideal é lavar a pele ao final do dia com produtos específicos demaquilantes e próprios para seu tipo de pele, que irão limpá-la profundamente, renová-la e prepará-la para a hidratação ou para outros dermocosméticos que podem vir em seguida, dependendo da orientação do seu dermatologista. E jamais durma de maquiagem!

Acompanhe o nosso site para mais conteúdos completos sobre como manter a sua pele linda e saudável e agende um contato com nossa equipe de dermatologia! Revele a sua beleza! 😉

Saiba mais sobre