Mitos e verdades sobre a lipoaspiração.

Considerada uma das cirurgias mais escolhidas pelos brasileiros, a lipoaspiração está em alta. As temperaturas mais baixas do inverno acabam favorecendo a demanda por essa e outras cirurgias plásticas, principalmente por causa do período de recuperação dos pacientes até a chegada do verão. No entanto, você que deseja realizar uma lipoaspiração precisa se atentar a alguns detalhes importantíssimos antes de se submeter a essa cirurgia plástica. A Dra. Bárbara Zilli, integrante do corpo de cirurgiões plásticos do Instituto PERFACE, aborda essa questão e mostra quais são as vantagens e mitos da lipoaspiração.

A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico que visa remover gorduras localizadas de determinadas partes do corpo. É uma cirurgia realizada com o auxílio de cânulas de aspiração que são introduzidas no corpo através de pequenas incisões. Os principais locais em que essa técnica pode ser utilizada são: “papada”, braços, abdome, cintura, costas, quadril, glúteos, coxas, região interna do joelho e pernas.

Para realizar a lipoaspiração, você precisa estar atento a diversas questões para não comprometer a sua saúde, mas também precisa entender que existem alguns mitos que deturpam a real necessidade de escolha por esse procedimento cirúrgico, como:

Seu corpo tem suas características individuais! Toda cirurgia plástica não tem um resultado padrão. Não adianta tentar “copiar” a silhueta de outras pessoas, se o seu biotipo não é o mesmo que o de sua referência. Em outras palavras, aquela velha frase “o que fica bom nos outros, não necessariamente fica bom em você” se aplica perfeitamente às cirurgias plásticas.

Não se emagrece com a lipoaspiração! Essa cirurgia não é indicada para pacientes que desejam emagrecer. A lipoaspiração é indicada para melhorar o contorno corporal, atingindo as áreas de gorduras localizadas. Portanto, se você está em sobrepeso, o indicado é a adequação ao peso ideal com planos alimentares e rotinas de exercícios para que as gorduras localizadas mais difíceis de serem erradicadas sejam amenizadas com a lipoaspiração.

Respeite o limite de gordura a ser retirado. Existe um limite indicado de gordura a ser retirada, que varia de 5 a 7% do peso corporal.

Exames pré-operatórios são necessários. O seu cirurgião plástico capacitado indicará diversos exames que são fundamentais para a realização da lipoaspiração.

A segurança na realização da lipoaspiração. Realização em hospital, retaguarda de UTI, presença de anestesista, assepsia, equipamentos corretos e inspecionados entre outros detalhes são extremamente importantes, assim como a escolha do cirurgião plástico qualificado e de boa formação que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica com formação recomendada de no mínimo 11 anos.

Cuidado com LipoLight, HidroLipo, Minilipo, LipoLaser! Alguns profissionais utilizam esses termos no intuito de viabilizar essas cirurgias em consultórios sem os requisitos básicos de segurança para os pacientes. Essas denominações diferentes não estão de acordo com o Conselho Federal de Medicina.

Acesse a nossa página com mais informações sobre lipoaspiração, entre em contato com o Instituto PERFACE e revele a sua beleza!

Saiba mais sobre