Mitos e verdades sobre a rinoplastia.

Volta e meia, é fácil nos depararmos com casos de conhecidos que renovaram a sua autoestima com cirurgias de rinoplastia bem realizadas ou até mesmo o contrário, quando alguns se queixam dos resultados. Felizmente, o progresso de suas técnicas estão garantindo resultados surpreendentes. Entretanto, com essa popularização da rinoplastia, muitas especulações e mitos pairam no ar. Pensando nisso, o Dr. Fernando Nakamura, diretor do corpo de cirurgiões plásticos do Instituto PERFACE, traz informações importantes para você que deseja realizar uma rinoplastia.

A rinoplastia é um procedimento cirúrgico que visa melhorar tanto o aspecto estético quanto funcional do nariz. Entre as possibilidades desse tipo de cirurgia estão: correção do tamanho do nariz em relação às proporções da face, largura do nariz, perfil nasal, ponta do nariz, correção das narinas e assimetrias nasais, além de problemas respiratórios funcionais.

Para realizar a rinoplastia, você precisa estar atento a diversas questões para não comprometer a sua saúde e aparência, mas também precisa entender que existem mitos e verdades que deturpam a necessidade de escolha por esse procedimento cirúrgico, como:

Você pode obter o nariz que deseja.

Infelizmente isso é um mito, pois o resultado da cirurgia será limitada pela estrutura de seu nariz e da sua proporção à face. É importante lembrar que cirurgias plásticas não têm resultado padrão. Não adianta “copiar” o nariz de outras pessoas, se os traços de sua face são diferentes. Entretanto, isso não quer dizer que os resultados não serão satisfatórios! Uma das principais tarefas do cirurgião plástico é gerenciar os desejos dos pacientes e proporcionar o melhor resultado da mudança estética nasal que priorize a harmonia com a face.

A realização da primeira e da segunda intervenções nasais têm igual complexidade.

Mito! A arquitetura do nariz antes da primeira intervenção está intacta e é muito melhor para se identificar estruturas ósseas e cartilaginosas do que em uma posterior cirurgia. Por esse motivo, é crucial que a sua rinoplastia conte com um cirurgião plástico qualificado e de boa formação que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica com formação recomendada de no mínimo 11 anos e especialista no assunto. Quando é necessária uma nova intervenção, chamamos esse procedimento de rinoplastia secundária.

A rinoplastia é muito dolorosa!

Mito! Geralmente, a cirurgia é pouco dolorosa. Na maioria dos casos, os pacientes sentem um mal estar nasal similar ao gripal e apenas requerem analgésicos simples, como dipirona e paracetamol.

Pacientes de diferentes etnias obterão resultados semelhantes.

Mito! A intenção primordial da rinoplastia não é a de apagar a identidade, ou transformar a pessoa em outra. Desenvolver um nariz adequado à própria etnia e realista são uma das prioridades de harmonização à face na execução desse procedimento cirúrgico.

É possível identificar quem se submeteu a uma rinoplastia.

Mito! A importância de se escolher um profissional experiente e seguir os cuidados do pós-operatório aumentam as chances de se obter um resultado extremamente natural.

Quer tirar mais dúvidas sobre esse procedimento? Acesse a nossa página com mais informações sobre a rinoplastia, entre em contato com o Instituto PERFACE e revele a sua beleza!

Saiba mais sobre