Link para a matéria completa

Reportagem de O Globo – Mundo

Publicado: 

O nariz ocupa um local de destaque e central na face, assumindo posição de destaque no equilíbrio do rosto e consequentemente na beleza individual.

No Reino Unido, segundo a reportagem, o nariz mais pedido em consultórios médicos é o da duquesa Kate Middleton.

Na rotina do cirurgião plástico isso não é tão incomum. Muitos pacientes trazem fotos e imagens nas quais se baseiam para definir o que consideram “belo”.

Sem dúvida alguma, o nariz da duquesa de Cambridge possui traços estéticos que buscamos reproduzir em uma cirurgia estética nasal, como a projeção da ponta nasal, linhas estéticas do dorso e relação entre o dorso e a ponta.

No entanto, mais importante que analisarmos o nariz dela é entendermos que a beleza da Kate Middleton é fruto de um equilíbrio facial entre todas as estruturas da face e não somente de um belo nariz. Portanto, a face deve ser vista como um conjunto e é fundamental entendermos também que não é possível reproduzirmos o nariz de uma pessoa em outra.

A individualidade de cada um deve ser respeitada e o resultado final de uma cirurgia estética do nariz deve acima de tudo ser natural, de acordo com as característica da face e a origem étnica do paciente.

Dr. Fernando Nakamura

Instituto de Cirurgia Plástica PERFACE

Saiba mais sobre