alimentacao-perfaceA busca por saúde e longevidade, por meio de uma alimentação mais natural, não vem de hoje. Há 2.500 anos, Hipócrates já dizia: “Que o seu alimento seja seu medicamento, e seu medicamento seja seu alimento”, uma frase que define bem o que a nutrição funcional busca em sua atuação, benefícios à saúde por meio da inclusão de alimentos funcionais, individualidade bioquímica e biodisponibilidade dos nutrientes.

Segundo a Anvisa, esses alimentos funcionais são aqueles que produzem efeitos metabólicos ou fisiológicos através da atuação de um nutriente ou não nutriente, capazes de atuar no desenvolvimento e manutenção do organismo humano.

O ômega 3 de cadeia longa, provenientes de óleos de peixe, é um exemplo desse tipo de alimento. Ele possui efeito anti-inflamatório, além de auxiliar na manutenção de níveis saudáveis de triglicerídeos. Outro exemplo desse tipo de alimento são os probióticos, os quais contribuem para o equilíbrio da flora intestinal. Alimentos ricos em licopeno, como cenoura, abóbora, tomates (de preferência orgânico), mamão, goiaba, caqui, pitanga, pois possuem ação antioxidante, protegendo as células contra os radicais livres.

dra-isabelle-caiado

.

Dra. Isabelle Caiado
Nutricionista do Instituto Perface

Saiba mais sobre