O que toda mulher deve saber sobre mamoplastia e próteses de silicone

Mamoplastia de aumento é o nome técnico dado ao procedimento cirúrgico que visa aumentar o volume das mamas através de um implante de silicone. Essa cirurgia é uma das mais populares em nosso país, mas nem por isso pode ser considerada simples. Como toda cirurgia plástica, é preciso que seja feita por profissionais extremamente capacitados, que sigam todos os cuidados necessários no pré e pós-operatório. Neste artigo, iremos apontar justamente os principais pontos de atenção envolvidos na mamoplastia, com o objetivo de que toda mulher que deseja uma prótese de silicone esteja totalmente informada antes de tomar a decisão de realizá-la.

Quando eu devo buscar uma mamoplastia de aumento?

De acordo com a nossa experiência no Instituto PERFACE, as próteses de silicone são desejadas basicamente em três situações, nas quais normalmente obtém resultados positivos:

  • Quando o volume de mamas é naturalmente pequeno, ou seja, uma condição hereditária;
  • Quando ocorreu perda de volume mamário após gestações, amamentação ou emagrecimento excessivo;
  • Quando há desproporção significativa no volume das mamas, em outras palavras, assimetria mamária.

É válido ressaltar que as mulheres não tem nenhuma relação direta de causa com a mudança no volume dos seios. Essas alterações ocorrem com o tempo e de forma individual, variando de acordo com diversos fatores genéticos e metabólicos.

Por que eu devo realizar uma mamoplastia de aumento dos seios?

O que toda mulher deve saber sobre mamoplastia e próteses de silicone

Nos três casos descritos mais acima, as próteses de silicone podem significar, sobretudo, uma melhora na autoestima. De acordo com os relatos que recebemos das nossas pacientes no Instituto PERFACE, o efeito positivo da mamoplastia nas suas vidas é resultado da junção entre ganho estético e autoconfiança, ocasionando diversos desdobramentos, inclusive em suas personalidades e relações interpessoais.

Eu preciso ser maior de idade para realizar uma mamoplastia?

Ao contrário do que muitas mulheres podem pensar, a resposta é não. Contudo, a decisão de realizar uma cirurgia plástica é complexa e precisa ser tomada com muito cuidado. Para começar, qualquer mulher que quiser implantar próteses de silicone precisa ter o desenvolvimento completo das mamas, ou seja, ter passado pela fase da puberdade e entrado na fase adulta, biologicamente falando.

Nas mulheres, esse processo de amadurecimento do corpo geralmente termina em até três anos após a primeira menstruação, mas cada caso precisa ser analisado individualmente.

Além do volume, as próteses de silicone mudam o aspecto de seios caídos?

O que toda mulher deve saber sobre mamoplastia e próteses de silicone

Essa é uma dúvida frequente e a resposta é negativa. A finalidade das próteses de silicone em uma mamoplastia de aumento é, principalmente, conferir maior volume às mamas. Ainda que ela confira uma relativa firmeza aos seios, mamas severamente caídas precisam de outro procedimento cirúrgico para corrigir a flacidez: a mastopexia. Dependendo das condições clínicas do paciente, os dois procedimentos podem ser associados, ou seja, feitos em uma só intervenção.

Como é feita a escolha do tipo e do tamanho das minhas próteses de silicone?

A equipe de cirurgiões do Instituto PERFACE realiza atendimentos 100% personalizados, portanto, a primeira coisa a ser ouvida é o desejo da paciente. A escolha final será realizada em conjunto com a equipe médica, levando em consideração tipo de corpo, anatomia da mama e julgamento do cirurgião.

Eu pretendo ter filhos. Devo esperar e realizar a mamoplastia só depois da gravidez?

O que toda mulher deve saber sobre mamoplastia e próteses de silicone

Essa é uma escolha extremamente individual, mas não há nenhuma restrição quanto à gravidez e amamentação relacionada ao implante anterior de próteses de silicone. Ainda assim, é necessário esclarecer alguns pontos importantes:

1) Seja sincera com o seu cirurgião

Se você está planejando ter filhos em um período próximo ao da cirurgia plástica, é extremamente importante que esse desejo seja citado nas entrevistas que antecedem a mamoplastia. Isso porque a gravidez causa uma série de alterações no corpo da mulher e os seios são uma das áreas mais afetadas devido a amamentação. Esse apontamento prévio irá ajudar sua equipe médica a planejar e te aconselhar de forma mais precisa.

2) Toda mudança física pode interferir nos seios, mesmo após a mamoplastia

A escolha do tipo e tamanho das próteses de silicone ocorre de acordo com as condições clínicas e características físicas da paciente, e alterações podem modificar o aspecto dos seus seios. Portanto, é preciso se conscientizar de que a gravidez pode trazer a necessidade de adaptar ou substituir as próteses através de uma nova mamoplastia. Nem sempre é necessário, mas cada mulher tem suas peculiaridades.

3) A mamoplastia só é aconselhável após o fim da amamentação

Se a opção da mulher for realizar os implantes de silicone após a gravidez (realizar o procedimento durante a gestação é totalmente desaconselhável), é necessário que o corpo esteja estável. Para isso, estima-se um período de cerca de 90 dias após o fim da amamentação, quando as mamas já não sofrerão alterações drásticas de volume e a mulher já está retomando seu peso anterior à gravidez.

Como é o pós-operatório de uma mamoplastia de aumento?

Além dos cuidados necessários a qualquer cirurgia (prevenção de dores e infecções através de remédios, por exemplo), existem algumas instruções específicas relacionadas ao implante de próteses de silicone. Listamos as principais delas:

Atividades: Evitar atividades com elevação dos braços acima dos ombros por 3 semanas; evitar academia por 6 semanas.

Sutiã: Deve ser utilizado 24 horas por dia no primeiro mês pós-cirurgia e 12 horas por dia no segundo mês.

Dormir: Durante as duas primeiras semanas, dormir de preferência de barriga para cima.

Sol: Evitar exposição ao sol por um período de 8 semanas; utilizar bloqueador solar seguindo recomendação do cirurgião.

Em quanto tempo verei o resultado final das próteses de silicone no meu corpo?

O que toda mulher deve saber sobre mamoplastia e próteses de silicone

Sabemos que, como toda cirurgia plástica, a mamoplastia tem o poder de elevar a autoestima da paciente, por isso o desejo de enxergar o resultado final é muito grande. Entretanto, nosso corpo é um organismo vivo, e por isso existe um tempo para os seios se adaptarem.

Seguindo todas as instruções pós-cirurgia de forma correta, os primeiros resultados podem ser observados imediatamente, mas por um período de um mês é provável que os seios ainda possuam inchaço natural do procedimento. Com o tempo, eles irão se adaptar ao silicone e adquirir o novo formato definitivo. Esse processo pode levar de seis meses a um ano, variando caso a caso.

Ainda tem dúvidas sobre o implante de próteses de silicone? Deseja saber mais sobre outras cirurgias plásticas? Entre em contato conosco através do site, pelo telefone no (61) 3543-7765 ou agende uma visita, a equipe de cirurgiões do Instituto PERFACE terá um imenso prazer em lhe receber!

Saiba mais sobre