caminhadaEles controlam o peso, aumentam o equilíbrio e a flexibilidade e ainda melhoram o humor.

A cada estação, as academias oferecem novas modalidades de exercícios físicos. Em meio a tanta diversidade, como escolher o que realmente dá resultado e qual delas não pode faltar na rotina de malhação?

De acordo com especialistas da Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, cinco exercícios podem fazer maravilhas pela saúde, mantendo o peso sob controle, melhorando o equilíbrio e a força e cuidando também da mente. Veja quais são eles:

Natação

De acordo com os pesquisadores de Harvard, este seria o exercício perfeito. A água promove resistência, que vai ajudar no fortalecimento muscular sem impacto. Dessa forma, é possível gastar calorias sem prejudicar as articulações.

Nadar também desenvolve o sistema cardiovascular e principalmente o sistema respiratório. Pesquisas já demonstraram que esse exercício melhora tanto o estado mental quanto o humor.

Tai chi

Essa modalidade oriental, chamada também de “meditação em movimento”, ajuda a evitar quedas e aprimorar a saúde mental , principalmente nos idosos. Nessa população específica, o tai chi ajuda a reduzir os riscos de quedas. A modalidade também é acessível a qualquer idade e a pessoas com qualquer condicionamento físico.

Musculação

Realizados de forma adequada e com intensidade moderada, os exercícios de resistência não vão deixar o corpo musculoso. A musculação é capaz de tonificar os músculos, deixando-os mais fortes e desenhados. Além disso, desenvolver um pouco a massa muscular aumenta o metabolismo do corpo, intensificando a queima de calorias mesmo quando a pessoa está parada.

Caminhada

Caminhar é simples e qualquer um pode fazer, é só manter o ritmo adequado para a condição física e idade. Além de ajudar a entrar em forma, caminhar por pelo menos 30 minutos por dia pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares e diabetes .

Para quem quer começar, a dica dos especialistas da Escola de Medicina de Harvard é andar por 15 minutos e, quando esse tempo ficar fácil de fazer, aumentar para 30 e depois para 60 minutos.

Exercícios Kegel

Esses exercícios não melhoram a aparência, mas com certeza têm um grande efeito sobre a saúde e o bem-estar, principalmente para as mulheres na maturidade. Os exercícios de Kegel são uma série de contração e relaxamento do músculo da região pélvica, a fim de prevenir a frouxidão da musculatura dessa área. O objetivo é evitar a incontinência urinária e, garantem alguns especialistas, aumentar o prazer na relação sexual.

Fonte: iG São Paulo

Saiba mais sobre