Os benefícios da couve
Olá, pessoal.

Hoje eu quero dividir com vocês algumas informações sobre a couve que a Drª Isabelle Caiado, da equipe nutricional do Instituto PERFACE, passou pra mim e que me deixaram boquiaberta. Preparem os vasos e pás porque depois desse texto você vai querer ter a sua própria plantação! 😉

A couve é uma folha bastante conhecida e utilizada na gastronomia brasileira. O que muitos não sabem são os vários benefícios que ela traz ao nosso organismo.

A couve é rica em fibras, além de ser uma ótima fonte de cálcio, magnésio, ferro e vitamina C. Possuem em sua composição outras vitaminas, como a vitamina A e vitamina K e também é rica em potássio. A folha tem ação anti-inflamatória e contêm antioxidantes, os quais auxiliam na proteção celular contra os efeitos danosos dos radicais livres. Aqui vai um resumo da importância de alguns dos elementos que encontramos na couve para a nossa saúde:

Fibras – auxilia na saciedade e no bom funcionamento digestivo.
Cálcio – essencial para a formação de massa óssea, o que previne doenças como a osteoporose.
Magnésio – fundamental na formação de neurotransmissores, auxiliando no bom-humor e ânimo.
Vitamina C – antioxidante, o que contribui para um sistema imunológico saudável.
Vitamina A – muito importante para a nossa visão, para a saúde dos nossos dentes e para o sistema imunológico.
Vitamina K – importante para coagulação do sangue e ativação da proteína osteocalcina que contribui para o fortalecimento dos ossos.

Além do seu consumo cozido ou refogado, a couve também é bastante utilizada como ingrediente para o famoso suco verde. Mas vale lembrar que é importante optar pelos alimentos orgânicos, assim estará consumindo um produto mais saudável, livre de agrotóxicos, ou seja, livre de toxinas para o nosso organismo.

Anote aí:

Suco verde

Ingredientes:
Água
Gelo
1 folha média de couve
1 rodela de abacaxi ou 1 fatia média de manga.
1 pedaço pequeno de gengibre
Suco de ½ limão siciliano

Modo de preparo:
Basta bater todos os ingredientes no liquidificador. De preferência ingerir sem coá-lo.

Agora é só servir e se refrescar!

Fique de olho no site e veja mais dicas nutricionais. Mostre sua saúde e equilíbrio cuidando bem de sua dieta. Revele-se!

Saiba mais sobre