O verão traz consigo geralmente, além dos dias ensolarados, mais tempo livre. E é claro que essa é uma grande oportunidade para intensificar, regularizar ou até mesmo começar a prática de exercícios físicos. Por isso nós reunimos neste artigo algumas dicas, destacando os principais benefícios de cada atividade.

É válido ressaltar que a prática de exercícios é apontada na atualidade como um dos maiores preventivos de doenças do coração e em 2017, a Associação Americana do Coração (AHA), divulgou uma nova diretriz na qual a atividade física vem antes até mesmo do controle da pressão arterial e do colesterol.

Exercício #1 para o Verão: Caminhar

Os melhores exercícios para o Verão e o que você ganha com eles

Nunca é demais destacar a já conhecida caminhada como um dos principais exercícios que podem ser colocados em prática no verão. Sua vantagem é que necessita de pouco ou nenhum equipamento e pode ser feita em basicamente qualquer local.

Seus benefícios incluem fortalecimento dos músculos dos membros inferiores e sua intensidade menor não diminui seus ganhos, especialmente se praticada regularmente. Pesquisa recente feita nos Estados Unidos com mais de 150 mil pessoas durante 13 anos, apontou que 20 minutos de caminhada diária diminui quase pela metade o risco de morte por doenças cardiovasculares. Portanto vá com tudo e dê o primeiro passo!

Exercício #2 para o Verão: Pedalar

Os melhores exercícios para o Verão e o que você ganha com eles

Todos nós já tivemos algum amigo ou parente que não deixa a bicicleta de lado nem quando viaja de férias, não é mesmo? Isso porque ela possui características específicas que trazem ganhos em várias frentes: funciona também como meio de transporte, permite que o praticante percorra grandes distâncias e pode valer a pena também para o bolso!

Mas em termos de saúde, a bicicleta é um excelente exercício para corpo e mente: a atividade fortalece e tonifica os músculos dos membros inferiores, diminui o estresse e pode até substituir em parte a musculação na academia. Nas férias, aproveite para conhecer melhor sua cidade e vá de bicicleta, unindo o útil ao agradável.

Exercício #3 para o Verão: Correr

Os melhores exercícios para o Verão e o que você ganha com eles

A corrida é, senão a preferida, uma das principais maneiras de praticar exercício no tempo livre. Isso porque seu equipamento é muito básico – um par de tênis, geralmente –, seus benefícios são muito grandes e o tempo gasto é baixo.

Além de fortalecer pernas, glúteos e região da cintura, a corrida é um exercício aeróbico que se relaciona com maior presença de massa cinzenta no cérebro. Isso significa que o risco de doenças como o Alzheimer e outros tipos de demência é minimizado. Portanto, seja qual for a sua idade, a prática da corrida é extremamente recomendada.

Exercício #4 para o Verão: Nadar

As altas temperaturas do Brasil no verão não nos permitem não apontar a natação como um dos melhores exercícios para o verão. O que pouca gente sabe é que seu potencial é semelhante a outros exercícios mais visados, como caminhar.

A natação confere fôlego, fortalecimento muscular geral, tanto em membros superiores como inferiores, e tem um alto gasto calórico, auxiliando na perda da gordura e consequentemente diminuindo as chances de doenças como a diabetes e a hipertensão.

Portanto, neste verão, experimente aproveitar a piscina do seu clube, aquela estrutura no hotel onde está passando férias, ou até mesmo a praia, para praticar de 20 a 30 minutos de natação.

Exercício #5 para o Verão: Pular Corda

Os melhores exercícios para o Verão e o que você ganha com eles

Em outra época, pular corda era uma das brincadeiras preferidas das crianças. Se hoje ela fica atrás dos jogos eletrônicos e outras diversões mais sofisticadas, seus ganhos para a saúde estão mais que comprovados.

Pular corda proporciona ganhos de força, condicionamento físico e de coordenação, pois permite infinitas manobras dependendo das condições e disposição individuais do paciente. Além disso, você pode levar a corda para qualquer lugar (com R$15 você consegue comprar em qualquer loja de material esportivo) e faça chuva ou sol, pode praticar o seu exercício físico do dia.

Por que a saúde física e mental estão ao seu alcance

A prática de exercícios pode trazer benefícios que vão muito além de ter um corpo bonito ou conseguir realizar determinadas atividades em seu cotidiano. Com pouco tempo gato, os ganhos são enormes e vão além.

Um estudo da prestigiada Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, acompanhou cerca de 17 mil mulheres idosas, por cerca de 2 anos. Aquelas que praticaram cerca de 150 minutos de exercícios por semana tiveram taxa de mortalidade por doenças cardiovasculares 40% menor que a média.

A grande novidade é que as mulheres que gastaram o dobro – aproximadamente 300 minutos semanais -, conseguiram diminuir o percentual em até 70%! Ou seja, quanto mais exercício, melhor.

Mas se as pesquisas apontam benefícios nos idosos, não é diferente entre as crianças. Alunos de escolas públicas dos Estados Unidos, com idades entre 8 e 9 anos, foram observados em outra pesquisa, conduzida pela Universidade de Illionois.

O objetivo foi medir os efeitos dos exercícios nesta faixa etária, quando acontece um salto no desenvolvimento da área cerebral responsável pelo funcionamento executivo – em outras palavras, a ordem do pensamento. Assim, se relaciona com a capacidade de realizar tarefas simultâneas, foco, concentração e inibição de respostas inapropriadas para o momento.

Após o fim do ano letivo, os dois grupos de crianças participantes – um tendo praticado suas atividades normais depois das aulas e outro com exercícios físicos regulares -, apresentaram diferenças significativas nos testes.

Se faltava estímulo para praticar sozinho, agora você sabe ainda que pode incluir toda a família na prática esportiva ou física com a certeza de estar influenciando positivamente nas pessoas que mais quer bem.

Quer saber mais sobre dicas de saúde, nutrição, beleza e outras cirurgias plásticas? Entre em contato com o Instituto PERFACE e tire suas dúvidas ou agende uma visita, nossa equipe de profissionais terá muito prazer em lhe atender!

Saiba mais sobre