Outono: esse bom momento para tratar a pele também precisa de cuidados.

O outono chegou há algumas semanas e aos poucos é possível sentir a mudança do clima. O calor intenso dá lugar a temperaturas mais frias que variam conforme a região do país. Por ter a intensidade de raios solares amena, a época do ano é conhecida pelos dermatologistas como um bom momento para realizar alguns tratamentos de pele.

Os tratamentos mais procurados
Devido às altas temperaturas da estação anterior, o verão, na atual época do ano muitos pacientes procuram por dermatologistas para tratar a acentuação da acne, o ressecamento de pele, o aparecimento de manchas, micoses, o agravamento de melasmas e sardas.
Coincidentemente, o outono é uma boa época para tratar alguns desses casos. A menor incidência de raios solares no outono atinge a pele de forma menos agressiva e por isso favorece o tratamento de manchas e cicatrizes causadas pela acne. Esses procedimentos necessitam de uma rotina de cuidados de proteção contra raios solares e calor bastante regrada por serem mais intensos e acabarem sensibilizando a pele do paciente.

Cuidados com a pele durante o outono
Mesmo que a temperatura mais amena do outono seja boa para realizar tratamentos de pele, é preciso manter cuidados que mesclem a proteção contra raios solares, ventos frios e baixa umidade. Aqui vão algumas dicas:

  • Não tome banhos demorados com a temperatura da água muito alta. Prefira a água morna ou fria e não estenda o banho por mais de 10 minutos.
  • Peles maduras e naturalmente secas devem ser higienizadas com sabonetes suaves, para peles sensíveis e com poder hidratante.
  • Enxugue a pele com cuidado. Após o banho, passe a toalha levemente pelo corpo sem a esfregar.
  • Utilize hidradantes corporais logo após o banho e com a pele ainda úmida, isso potencializará o poder do cosmético. Para peles mais ressecadas, prefira cremes e pomadas mais concentradas com ingredientes que favoreçam a hidratação profunda.
  • Faça a limpeza cutânea com produtos indicados para o seu tipo de pele.
  • Não utilize hidratantes muito concentrados no rosto para evitar a oleosidade.
  • Use demaquilantes à base de água termal e sem álcool.
  • Continue utilizando o protetor solar diariamente e sempre que for se expor ao sol.
  • Cada paciente possui um tipo de pele que necessita de cuidados específicos. Por isso, é importante visitar um dermatologista para saber mais detalhes de como cuidar da sua pele durante o outono e todo o resto do ano.

    Saiba mais sobre