Paralisia facial e o peso de ouro

A Paralisia facial periférica  acomete  os músculos da expressão facial. Pode ocorrer  incapacidade de mover o lábio do lado comprometido ou incapacidade de fechar completamente as pálpebras (lagoftalmo paralítico). Neste último caso, pode ocorrer exposição da córnea, justificando desde leve desconforto até mesmo  casos de perfuração ocular.

O tratamento do lagoftalmo paralítico pode ser tanto clínico quanto cirúrgico.  O alicerce do tratamento clínico está na lubrificação do olho. No tratamento cirúrgico, visando a melhora da oclusão,  podemos realizar o implante do peso de ouro na pálpebra superior do lado afetado.  Através da ação da gravidade e do  relaxamento do músculo levantador da pálpebra superior, o paciente consegue fechar as pálpebras. Vale ressaltar que a técnica não interfere na abertura ocular.

Dra. Barbara Caiado Zilli

Cirurgiã Plástica – Instituto PERFACE – Divisão Cirurgia Plástica Ocular

Saiba mais sobre

  • Fabian

    boa noite
    eu sufri faz ums anos atras uma paralisia facil, devido a isso meu olheo esta mas baixo e mia nariz fico um poco torta…tem como fazer cirujia com algum tipo de convenio como a UNIMED
    gracias