Pequi: conheça os benefícios dessa fruta

Reprodução: Forma Saudável

O pequi pode ser desconhecido pela maioria das pessoas, mas suas propriedades são de grande importância para uma dieta funcional e saudável. A fruta é mais conhecida no cerrado brasileiro e pode ser consumida sozinha ou como ingrediente de pratos mais elaborados, como os da culinária mineira e goiana.
O óleo extraído do pequi é recomendado por nutricionistas como óleo de cozinha, assim como o óleo extraído de suas sementes. O Dr. Rogério Barros, da equipe de nutrição do Instituto Perface, destaca alguns de seus benefícios:

• O pequi é repleto de vitaminas e nutrientes, entre os principais estão as vitaminas A, C e E, fibras e gorduras monoinsaturadas.
• É uma alternativa interessante para o oferecimento dietético de carotenóides e de compostos fenólicos.
• É usado por atletas devido ao seu potencial anti-inflamatório e de redução da pressão arterial.
• Possui uma quantidade superior de compostos fenólicos, se comparado a maioria das frutas consumidas no Brasil.
Combate o envelhecimento celular (radicais livres) devido ao poder antioxidante dos compostos fenólicos.
• Auxilia no tratamento de pele, cabelos secos e eczema. Por essa razão, o óleo de pequi está começando a ser inserido em produtos hidratantes.

O produto não é facilmente encontrado em mercados e lojas tradicionais. É aconselhado que a procura comece por feiras e casas especializadas em alimentos saudáveis e naturais.
Consulte um nutricionista para saber como inserir o pequi e o seu óleo em sua rotina alimentar de forma funcional e equilibrada.

Saiba mais sobre