Doctor examining a spot at his patient in medical officeAlgumas manchas no nosso corpo podem não ser tão inofensivas quanto pensamos.

A quantidade e o formato dessas devem ser observados a fim de evitarmos o surgimento de doenças graves!

Veja aqui algumas recomendações da Dra. Tainah:

Na semana passada, foi notícia na BBC Brasil um estudo britânico recente que relacionou o número de pintas (nevos) no braço direito com o risco de desenvolver câncer de pele do  tipo melanoma.

O estudo, do British Journal of Dermatology, mostrou um jeito fácil de estimar o total de pintas no corpo: quem possui mais de 11 pintas no braço direito tem maior probabilidade de ter mais de 100 pintas no corpo, o que indicaria um risco maior de desenvolver melanoma. Mas atenção: não é todo tipo de pinta que deve ser levado em consideração (as manchas de sol e sardas não contam nesse caso), e a maioria das pintas não apresenta perigo algum.

A idéia do estudo é alertar a população e os médicos de outras especialidades em relação a possíveis indivíduos de risco e que devem ser avaliados por um dermatologista.

O médico fará um exame completo da pele, auxiliado pela dermatoscopia (exame com uma espécie de lupa potente que aumenta as pintas e mostra estruturas não visíveis a olho nu, auxiliando no diagnóstico de câncer de pele), para verificar se existem lesões suspeitas e orientar como deve ser feito o acompanhamento dessas pintas.

De maneira geral, proteção solar e exames rotineiros, incluindo o auto-exame, são indispensáveis. É importante que cada um conheça suas pintas e verifique se elas apresentam alguma mudança de cor, forma, tamanho ou textura ou ainda se houve o surgimento de alguma pinta nova.

Além disso, não devemos só olhar os braços, pois o melanoma pode surgir em qualquer parte do corpo.

Não fique com dúvidas! Cheque suas pintas com um especialista!

Quer saber mais dicas sobre vida saudável? Entre em contato conosco!

#perface #institutoperface #brasilia #lagosul #cirurgiaplastica #cirurgiaoplastico #cirurgiaplasticabrasilia #perfacebemestar #bemestar #pintas #manchasnocorpo

Saiba mais sobre