Por que aplicar um antioxidante antes do seu protetor solar?

Oi, pessoal.

Aqui vai uma dica essencial para o cuidado da sua pele da dermatologista do Instituto PERFACE, Dra. Tainah de Almeida, que reforça que por mais que estejamos no inverno, não devemos esquecer de proteger a nossa pele contra a radiação solar.

Todos sabemos que o protetor solar é fundamental para uma pele bonita, livre de danos de sol e manchas e protegida contra o câncer de pele. Porém, temos maneiras de nos proteger ainda mais! A exposição solar, além de lesar o DNA das células, aumenta a formação de radicais livres na pele. Essas substâncias, além de causarem inúmeros danos no organismo, danificam componentes cutâneos importantes como a elastina e o colágeno, tornando a pele enrugada, sem viço e sem elasticidade, contribuindo para o envelhecimento e formação de rugas.

Por que aplicar um antioxidante antes do seu protetor solar?

Os antioxidantes têm a função de combater a ação nociva dos radicais livres formados pela exposição solar e pelas agressões externas diárias. Logo, o uso de produtos dermatológicos com antioxidantes ajuda a aumentar a proteção contra o sol e a outros agentes externos, sendo aliados importantes no cuidado da pele, mas nunca substituindo o filtro solar.

Como exemplo de antioxidantes disponíveis no mercado temos a vitamina C (o mais utilizado e conhecido), vitamina E, Phloretin, ácido ferúlico, resveratrol, vitamina B3, chá verde e a coenzima Q10, em diversas formulações, concentrações e combinações. O resultado do seu uso é uma pele mais protegida dos efeitos do sol, mais iluminada, uniforme, hidratada, com clareamento de manchas, menos rugas e linhas finas e aumento de firmeza e de elasticidade, além de haver estímulo à produção de colágeno!

Lembrando que os antioxidantes provenientes de alimentos ou suplementos orais também são aliados para aumentar ainda mais o combate ao envelhecimento e aos radicais livres. Existem ainda, alguns protetores que já contém antioxidantes em sua formulação, mas em menor concentração.

Aproveite que o inverno é uma ótima época para realizar procedimentos dermatológicos (como peelings e tratamentos a laser) e tratamentos com ácidos ou clareadores, que requerem que o paciente evite a exposição ao sol. E não se esqueça de consultar sempre um dermatologista para indicar o melhor tratamento para a sua pele! 😉

Beijos!

Saiba mais sobre