Por que o Verão é a hora para conquistar uma dieta mais saudável

Uma rotina de exercícios físicos, boas noites de sono e ausência de vícios, como o tabagismo, nem sempre são suficientes para estar com a saúde em dia. Isso porque a alimentação é a base do funcionamento do nosso corpo, atuando como fonte de energia e ajudando vários sistemas, principalmente o imunológico. Com a chegada do verão, você tem a chance de melhorar sua dieta, e é isso que explicamos neste artigo.

Quais são os benefícios de uma Consulta Nutricional?

Por que o Verão é a hora para conquistar uma dieta mais saudável

Uma boa alimentação é sinônimo de saúde e melhora na qualidade de vida, já que a escolha certa dos alimentos e sua distribuição ao longo de nossa rotina reduz as infecções, retarda o envelhecimento, ocasionando uma pele mais bonita, melhora do humor, altera a composição corporal (ou seja: mais músculos e menos gorduras) e combate doenças psicológicas.

Uma consulta nutricional também serve como tratamento e prevenção de diversas doenças pré-existentes, como diabetes, hipertensão e até câncer.

Como funciona uma Consulta Nutricional?

Durante uma consulta nutricional, os profissionais do Instituto PERFACE examinam o paciente individualmente, sem aplicar receitas ou métodos fixos. São avaliadas suas condições físicas, clínicas, histórico médico e familiar, estado nutricional e bioquímico, sendo requisitados alguns exames.

Com os resultados destas análises em mãos, o nutricionista pode diagnosticar a condição atual do paciente e receitar as mudanças necessárias para que ele tenha uma alimentação condizente com os seus objetivos e atividades no verão.

Nesta fase, é muito importante ser sincero com o profissional responsável quanto aos seus hábitos e possibilidades de seguir as recomendações, caso contrário os resultados podem ser prejudicados.

Se realizado da maneira correta, o programa de nutrição é atualizado periodicamente, atendendo a eventuais mudanças no cotidiano do paciente e obtenção dos resultados iniciais.

Quais são as vantagens de uma Consulta Nutricional no verão?

Por que o Verão é a hora para conquistar uma dieta mais saudável

A estação mais esperada do ano, para a maioria das pessoas, traz algo mais do que sol, lazer e diversão: tempo livre. Esta é uma das principais vantagens em realizar um Consulta Nutricional no Verão, já que você poderá se dedicar de forma mais tranquila à mudança em sua rotina alimentar.

É comum durante outras estações mais frias, que, mesmo motivados, os pacientes encontrem dificuldades em seguir a nova dieta. Isso ocorre geralmente por dois motivos: obrigações profissionais ou escolares, que proporcionam diversas situações “de emergência”, como um lanche rápido antes de um compromisso; e cansaço, que freia a disposição para testar novas receitas ou mesmo comprar ingredientes mais saudáveis.

Outro ponto importante é a combinação de esforços, também relacionado ao ganho de tempo. Por mais que uma boa alimentação seja a base de uma vida saudável, o verão dá mais ânimo para a prática de atividades físicas. A consequência são resultados mais rápidos e visíveis, que estimulam a continuidade do programa estabelecido na Consulta Nutricional.

Além dos fatores externos, no verão há também fatores internos do nosso corpo que indicam uma Consulta Nutricional. Durante as estações mais quentes, o metabolismo muda para atender às necessidades mais urgentes, como por exemplo, maior hidratação. Por isso os alimentos mais leves, como frutas, legumes e vegetais, sejam em forma sólida ou de sucos e vitaminas, são muito recomendados e são os principais atores de uma dieta saudável e balanceada. A estação, portanto, une o útil ao agradável.

Quer saber mais sobre nutrição, dicas de saúde, beleza e outras cirurgias plásticas? Entre em contato com o Instituto PERFACE e tire suas dúvidas ou agende uma visita, nossa equipe de profissionais terá muito prazer em lhe atender!

Saiba mais sobre