Qual a diferença entre o Cirurgião Plástico e o Cirurgião EstéticoEsta é uma pergunta importante para quem tem interesse em fazer uma cirurgia plástica ou gosta de entender melhor esta importante área médica.

A primeira observação importante é que os dois não são a mesma coisa. Um cirurgião plástico é um especialista na área: depois de completar os estudos, o profissional é obrigado a fazer uma residência em cirurgia geral por dois anos para nos próximos três se especializar em cirurgia plástica. Isso garante uma experiência e preparação que oferece maior segurança e melhores resultados para os pacientes.

Já o chamado cirurgião estético é um médico de qualquer outra especialidade, como cirurgião geral ou ginecologista, que se propõe a executar cirurgias plásticas. O treinamento não é o mesmo: o médico pode realizar cursos de menor duração que oferecem o conhecimento necessário para realizar procedimentos. Enquanto o cirurgião plástico pode, e deve, se filiar à SBCP por conta de sua preparação rigorosa e específica, o estético não pode.

Além da diferença na preparação explicada acima, a AMB – Associação Médica Brasileira e o CFM – Conselho Federal de Medicina não reconhecem a atuação dos chamados cirurgiões estéticos.

Com o aumento contínuo na busca por cirurgias plásticas – clique aqui para entender como o Brasil se tornou líder mundial em procedimentos cirúrgicos – é comum que as pessoas se deparem com serviços chamados de medicina estética, cirurgia plástica estética, cirurgia facial estética ou cirurgia estética.

Fique atento: procure sempre um cirurgião certificado pela SBCP. Isso garante que o profissional recebeu a melhor capacitação possível para conduzir a sua cirurgia plástica com maior segurança.

Fonte: SBCP
Autor: Diego Cordeiro
Com informações do Smart Beauty Guide

Saiba mais sobre