Qual o período de descanso ideal entre as séries de exercícios de hipertrofia?

Independente do seu objetivo nas atividades de exercício na academia – seja ganho de massa muscular, definição, aumento da disposição – o tempo de descanso entre as séries de exercícios está diretamente relacionado aos seus resultados. Entretanto, não se iluda! Por mais que as pessoas tentem copiar treinos e detalhes como o período de descanso de outras pessoas que atingem resultados individuais, tentar se chegar a um número exato e genérico é um erro.

Lembre-se: existem diversas variáveis de um treino em específico e o tempo de descanso é mais uma delas. Não caia nos “mitos de academia” em acreditar que existe uma norma para se descansar em todos os exercícios, idem quando nos referimos a quantas repetições são necessárias para cada série, ou até mesmo quantos dias da semana são ideais para treinar/repousar. Todas essas questões são pessoais e individuais e podem constantemente ser alteradas de acordo com a sua rotina de treino, períodos saudáveis de sono, alimentação, níveis de estresse e também o próprio grau de familiaridade e disciplina com os exercícios físicos.

Ok, mas existe algum ponto de partida?

Sim! Se você está visando o ganho de massa muscular, aconselha-se como ponto de partida o descanso de 30 a 90 segundos entre as séries. Considere aplicar esse intervalo para a transição de um exercício para outro para que a intensidade geral do treino seja potencializada pela sua disciplina. Mas lembre-se que esse período de descanso não deve ser tratado como uma lei! Exemplo: exercícios isoladores de músculos podem não requerer o mesmo tempo de descanso quanto os exercícios compostos, pelo fato de não demandarem a mesma quantidade de energia.

Conforme você for se habituando à rotina de exercícios e adquirir experiência, você irá descobrir a faixa de intervalo mais indicada para o seu caso e momento. O que é muito importante é entender que quando o exercício acaba se tornando confortável demais, principalmente causado pelo descanso acentuado, o estresse metabólico em iniciar um exercício já totalmente recuperado influencia negativamente a hipertrofia muscular. Então, evite perder o foco e a intensidade durante os treinos e academia não é lugar de tagarelar quando a série tiver começado! 😉

Saiba mais sobre