Encarar a rinoplastia como algo genérico e com resultados sempre previsíveis é um grande erro! A harmonia e a melhora da aparência devem sempre respeitar as qualidades do rosto do paciente dependendo do perfil nasal que ele apresenta e de suas características individuais. Pensando nisso, o Dr. Fernando Nakamura traz informações preciosas sobre as particularidades da rinoplastia em narizes asiáticos.

O nariz asiático tem as suas particularidades e a rinoplastia melhora a sua aparência e harmonia com a face respeitando os traços étnicos.

Perfis nasais

Os perfis de nariz destacados como candidatos à rinoplastia possuem características comumente associadas a queixas recorrentes dos pacientes. Esses perfis são:

  • Nariz caucasiano: apresenta estrutura óssea e cartilagem que tendem a formar ondulações e dorso alto projetado. Já a sua ponta, geralmente, é voltada para baixo.
  • Nariz negróide: apresenta geralmente a pele mais grossa e oleosa, sem apresentar muitas estruturas ósseas, com dorso baixo e ponta nasal mais arredondada.
  • Nariz oriental: também apresenta dorso baixo e ponta larga, geralmente, com grande desarmonia entre essas duas áreas.

Muitas das mudanças que são realizadas em uma rinoplastia de um paciente caucasiano ou ocidental, não são adequadas em uma face asiática. O Dr. Fernando Nakamura usa sua experiência para melhorar a aparência do nariz asiático de uma maneira que ele fique harmônico e balanceado com todas as características faciais orientais do paciente, respeitando o seu padrão étnico.

Rinoplastia em narizes asiáticos

Características do nariz asiático

A estrutura anatômica do nariz asiático, frequentemente difere de narizes de outras etnias, assim como a característica da pele. Asiáticos tendem a apresentar uma pele grossa e mais oleosa, implicando em uma menor definição da ponta do nariz.

As cartilagens das asas do nariz e ponta nasal asiáticas tendem a ser mais moles e menos resistentes que as de pacientes de outras etnias e frequentemente são mais curtas. Como forma da ponta, tamanho e projeção são determinados pelas características intrínsecas da cartilagem da ponta, isso resulta em uma ponta bulbosa, larga e com pouca projeção.

A altura do dorso do nariz é determinada pelo tamanho, forma e orientação dos ossos nasais assim como pelas cartilagens do terço médio do nariz. Em asiáticos, os ossos nasais tendem a ser mais oblíquos (mais horizontais que verticais), em que a simples fratura nasal dos ossos não permite um afilamento adequado do nariz.

Rinoplastia em narizes asiáticos

Melhora da aparência do nariz

Como é comum que narizes asiáticos sejam mais largos e tenham projeção insuficiente, a rinoplastia em asiáticos pode estruturar melhor a ponta nasal, dando mais definição para a mesma e aumentando da altura do dorso do nariz.

O cirurgião tem que adicionar volume ao dorso, melhorando o aspecto “achatado e largo” dos narizes asiáticos. Nesses casos, o dorso precisa ser elevado para melhorar a definição das linhas estéticas (luz e sombra), criando um perfil mais atraente e uma visão frontal mais refinada. A melhor matéria prima para essa técnica é a cartilagem do próprio paciente, eliminando a possibilidade de rejeição.

Já a base do nariz é uma região delicada, pois a sua largura é característica do nariz asiático, e uma correção excessiva poderia levar a uma descaracterização étnica. No entanto, quando essa largura é excessiva, uma redução adequada pode levar a uma harmonia facial mantendo os traços orientais.

Como resultado, a rinoplastia em asiáticos pode melhorar a aparência do nariz que ficará mais proporcional à face de uma maneira que ele fique mais delicado e bonito, atuando nos seguintes pontos:

  • Melhora da largura do nariz
  • Aumento da altura do dorso nasal
  • Melhora da definição da ponta
  • Melhora da estruturação da ponta
  • Ajuste da largura das asas do nariz

Rinoplastia em narizes asiáticos

Melhora da harmonia facial

A rinoplastia em asiáticos é uma cirurgia bem específica que requer uma técnica meticulosa e atenção a cada detalhe, exigindo do cirurgião muita habilidade e uma visão artística constante. Ao realizar essa cirurgia, é necessário desenvolver um nariz bonito mantendo fundamentalmente os traços étnicos do paciente. A rinoplastia em asiáticos é algo único e requer não somente aptidão técnica, mas também um conhecimento da beleza asiática. Um nariz bonito não é apenas um nariz alto e projetado, mas precisa ser natural e harmônico quando visto pelos diferentes ângulos.

O nariz se encontra no centro da face e frequentemente é uma das primeiras características notadas pelas pessoas. A rinoplastia em asiáticos tem crescido continuamente em popularidade, na medida em que a evolução das técnicas operatórias tem permitido melhores resultados estéticos e funcionais. Entre em contato com o Instituto PERFACE, tire suas dúvidas e agende uma consulta com o Dr. Fernando Nakamura, que dedica boa parte da sua prática como cirurgião plástico à cirurgia de narizes asiáticos.

Saiba mais sobre