Rinoplastia: quais outros problemas esse procedimento pode resolver?

A rinoplastia é mais conhecida por tratar de modificações estéticas como o tamanho, largura, perfil, ponta e assimetrias do nariz, mas o que poucos sabem é que o procedimento também é realizado a fim de tratar seus aspectos funcionais.
Assim como as características estéticas, as funcionais também são geralmente relacionadas a causas hereditárias ou traumatismos. Veja os problemas fucionais mais comuns que a rinoplastia pode abordar:

Problemas respiratórios
Dentre os problemas relacionados à respiração que podem ser melhorados pela rinoplastia, os mais comuns são o desvio de septo, hipertrofia das conchas ou cornetos e a insuficiência das válvulas nasais (quando há fragilidade das paredes laterais do nariz).
O problema de desvio de septo acontece quando as curvas do septo são muito acentuadas para um dos lados, o que dificulta a passagem de ar e atrapalha a respiração. A hipertrofia das conchas, por sua vez, pode piorar o fluxo de ar uma vez que há um estreitamento da parte interna do nariz. Já a insuficiência das válvulas nasais, também conhecida como colapso ou colabamento do nariz, ocorre quando as paredes laterais do nariz são fracas e durante a inspiração profunda se deslocam para dentro, dificultanto a respiração.
Questões funcionais devem ser analisadas de forma detalhada e sempre que necessário com o auxílio de um otorrinolaringologista.

Uso de cocaína
A perfuração do septo nasal causada pelo uso de cocaína – uma substância química granulada consumida por inalação – também pode ser tratada a partir da rinoplastia. Devido ao alto consumo dessa droga, usuários podem desenvolver uma perfuração da membrana responsável por dividir as narinas e sofrer com sangramentos nasais, produção de crostas nasais de mal odor, obstrução e secreção nasal. Grandes perfurações podem levar a mudanças na aparência do nariz como afundamento do dorso nasal e destruição das estruturas de suporte nasal.

Fraturas
Fraturas no nariz ao praticar esportes ou sofrer acidentes são causas bastante comuns relatadas por pacientes que são sujeitos a rinoplastia. Nessas situações, é importante procurar um cirurgião plástico imediatamente para que o diagnóstico e a janela de tempo necessária para a realização da cirurgia sejam definidos com maiores chances de sucesso.

É de extrema importância entender que uma rinoplastia pode melhorar não só os aspectos estéticos, como funcionais do nariz e, nestes casos, cirurgias combinadas com esse procedimento podem ser necessárias para atingir um resultado mais adequado.
Entre em contato com o Instituto Perface e conheça os benefícios que você nem imagina que uma cirurgia plástica pode trazer para a sua aparência, mas também saúde e qualidade de vida.

Saiba mais sobre