Saiba o que é mito sobre o implante de silicone e conheça sua evolução

A cirurgia plástica possui uma história repleta de evoluções. Por mais surpreendente que seja, os primeiros relatos datam de 3.000 A.C., no Egito antigo. Depois, passam pela Índia, Império Romano, e diversos outros lugares até chegar ao considerado pai da cirurgia plástica moderna, o Dr. Harold Gillies, na época da I Guerra Mundial. Mas o que isso tem a ver com a mamoplastia de aumento?

Trouxemos esse breve histórico para destacar que se nessas distantes épocas as evoluções aconteciam, imaginem hoje em dia?! Então resolvemos abordar como a mamoplastia de aumento se transformou e derrubar alguns mitos que ainda rondam este procedimento capaz de trazer muita autoestima para as mulheres.

O implante de silicone afeta a amamentação?

Saiba o que é mito sobre o implante de silicone e conheça sua evolução

Não. Atualmente as próteses de silicone são colocadas por trás da glândula mamária, portanto não afeta em nada a produção de leite ou mesmo seu armazenamento.

De qualquer forma é importante ressaltar que a amamentação é um processo fisiológico complexo, que pode ser alterado pelos mais diversos motivos. Como a cirurgia plástica modifica a estrutura natural do seio, é possível que haja alguma consequência, mas não há nenhum estudo científico que demonstre que a mamoplastia de aumento atrapalhe a amamentação.

As próteses de silicone precisam ser trocadas a cada 10 anos?

Não necessariamente. A verdade é que não há prazo fixo para substituição das próteses de silicone inseridas na mamoplastia e as situações em que o implante deve ser trocado são: deslocamento, encapsulamento em graus avançados, ruptura ou queda da mama devido a flacidez na pele.

Claro que é muito importante que a paciente siga todos os procedimentos no pós-operatório, garantindo uma boa aceitação do corpo ao silicone, e também possua uma vida saudável, assim a vida útil das próteses será maior. Nos melhores casos, ela chega a durar 20 anos.

Eu posso decidir através de um software o tamanho do meu silicone?

Saiba o que é mito sobre o implante de silicone e conheça sua evolução Saiba o que é mito sobre o implante de silicone e conheça sua evolução Saiba o que é mito sobre o implante de silicone e conheça sua evolução

Sim, mas há controvérsias. Com a evolução da tecnologia, hoje em dia existem aplicativos e softwares que conseguem simular o efeito das próteses de silicone na paciente, através da inserção de fotos ou captura de imagens via câmera. Ou seja, você pode visualizar possíveis resultados.

O problema é que esses programas ainda são pouco desenvolvidos e entregam somente as imagens, ignorando fatores cruciais como efeito do tempo, genética e hábitos de vida, que na verdade serão os principais responsáveis por como será o resultado da sua mamoplastia de aumento, especialmente com o passar dos anos. Sendo assim, somente a análise minuciosa das suas características individuais, por um cirurgião plástico qualificado, aliada ao desejo da paciente, deve servir como base para sua decisão.

Existe prótese de silicone com chip?

Sim, é uma das tecnologias mais recentes que foram desenvolvidas. Mas ao contrário do que muitos pensam, o chip não tem efeito prático nos resultados – seu objetivo é conferir mais segurança às pacientes.

Esse microchip armazena dados do silicone que podem ser acessados através de um aplicativo da fabricante. Isso permite que o cirurgião plástico acesse as informações de forma prática e não dependa da memória da paciente, que às vezes realizou a cirurgia anos antes ou perdeu o contato dos médicos anteriores.

A prótese de silicone levanta os seios?

Saiba o que é mito sobre o implante de silicone e conheça sua evolução

De certa forma, sim. A evolução dos implantes de silicone tornou as próteses mais naturais e com firmeza bastante semelhante a do nosso corpo. Contudo, é importante analisar as características do seu corpo.

Em caso de seios bastante caídos, somente um lifting de mamas ou mastopexia, pode corrigir esse problema, atuando na retirada do excesso de flacidez, pele e gordura no local.

Gostou do artigo? Em caso de qualquer dúvida sobre a mamoplastia de aumento ou qualquer outro procedimento em cirurgia plástica, entre em contato com o Instituto PERFACE! Nós estamos de braços abertos para lhe atender e agendar uma visita.

Saiba mais sobre