Saiba quais alimentos combinam com o Verão

Muitas pessoas desperdiçam uma grande oportunidade no verão: começar a transformar a sua alimentação. Por isso nós fizemos este artigo com dicas simples que podem contribuir para sua saúde e qualidade de vida antes mesmo de uma consulta nutricional, especialmente durante o verão.

Por que eu devo comer melhor no verão?

Existem dois motivos básicos pelos quais você deve se alimentar melhor durante a estação mais esperada do ano. O primeiro é que o nosso corpo funciona de maneira diferente no verão, principalmente no Brasil, onde os termômetros costumam bater os 40 graus.

Saiba quais alimentos combinam com o Verão

As alterações no nosso metabolismo são esforços que o cérebro faz para manter a temperatura corporal em 36º, que é o recomendável – isso significa que o nosso coração bombeia mais sangue para liberar o calor acumulado; a nossa pele libera mais suor, como técnica de resfriamento; e a nossa digestão acontece em ritmo mais lento, já que o corpo está com sua atenção dividida com outros órgãos, causando aquela sensação de moleza.

Você provavelmente já sabe, mas não custa reforçar: beber mais água do que o usual é fundamental para se manter hidratado no verão. Os rins “ajudam” nesse objetivo, mas cuidado para não se confundir: entendendo que o corpo está perdendo muita água, eles diminuem seu ritmo e assim nós urinamos menos, mas isso não quer dizer que estamos tomando poucos líquidos, somente os eliminando de outra forma.

O segundo motivo é que o verão geralmente proporciona mais tempo livre. Pode ser o seu período de férias ou não, o fato é que a maioria das pessoas gasta mais tempo com lazer nesta época do ano. Se somarmos os feriados prolongados do período (Festas, Carnaval e Semana Santa, que começa no fim do verão), as folgas do trabalho podem chegar a duas semanas.

Saiba quais alimentos combinam com o Verão

Mas o que você faz com seu tempo livre? Pode ser a época ideal para agendar uma consulta nutricional e transformar seu estilo de vida, aproveitando que não precisa realizar os lanches durante o expediente ou fazer suas refeições em restaurantes. Mas há quem deseje ir mais devagar, por isso reunimos algumas dicas de alimentação ideais para o verão. Inspire-se!

Antes da consulta nutricional, dicas de alimentação para o verão

O verão traz consigo muito calor – o que causa as mudanças no nosso corpo que já citamos nesse artigo. Por isso com mais tempo para cuidar da saúde, essas dicas podem trazer mais bem-estar para essa época tão incrível. Vale ressaltar que elas não substituem uma consulta nutricional, mas são apenas o primeiro passo!

  1. Priorize alimentos naturais: frutas, legumes e verduras devem compor a maior parte da nossa alimentação no verão. Além de serem mais leves, evitando aquela sensação de estufamento que é potencializada nessa época, elas também possuem vitaminas que irão ajudar nosso sistema imunológico a manter o combate a qualquer doença em dia;
  2. Abuse da diversidade: uma alimentação natural pode ser potencializada com a variedade de legumes, frutas e verduras que temos à nossa disposição. Algumas delas são ricas em água, como o melão e o aipo, auxiliando a hidratação; outras atuam como filtros solares naturais para os raios ultravioleta, como a couve e o brócolis. Cada alimento possui características únicas que podem ser extremamente benéficas se combinadas.

Saiba quais alimentos combinam com o Verão

  1. Inclua bebidas naturais na sua alimentação: a água é o líquido mais importante de ser consumido durante o verão, mas nem por isso os sucos, chás e água de coco devem ser descartados. Pelo contrário, eles podem proporcionar hidratação somados a sais minerais e vitaminas. Uma boa dica é preparar versões concentradas e armazenar nas formas de gelo, assim você sempre terá uma bebida diferente e geladinha ao seu alcance, em doses pequenas sem precisar se preocupar com o preparo. A cenoura pode ser usada nos sucos – e ainda ajuda no bronzeado, pois é rica em betacarotenos.
  2. Substitua os ingredientes: nós sabemos que nem sempre é fácil descartar um café da manhã cheio de pães, bolos e biscoitos, por uma mesa de frutas e sucos. Então uma boa maneira de tornar sua alimentação mais saudável é substituir gradativamente os ingredientes de alguns alimentos: o arroz branco pode virar arroz integral, com grãos à sua escolha; o açúcar pode deixar de ser refinado e se tornar orgânico; o cereal industrializado pode ser substituído por granola sem açúcar e aveia integral. Todas essas medidas serão sentidas na sua qualidade de vida e representam uma transição para uma alimentação mais saudável.

Quer saber mais sobre nutrição, dicas de saúde, beleza e cirurgias plásticas? Entre em contato com o Instituto PERFACE e tire suas dúvidas ou agende uma visita, nossa equipe de profissionais terá muito prazer em lhe atender!

Saiba mais sobre